Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Franquia Via Certa disponibiliza programas de incentivo à educação

Franquia Via Certa disponibiliza programas de incentivo à educação Previous item Franquia do setor óptico... Next item Modelo de negócio do Grupo...

A rede de ensino profissionalizante oferece programas de responsabilidade social com cursos gratuitos, bolsas de estudos, etc para brasileiros socioeconomicamente carentes e até mesmo jovens que se destacam dentro da sala de aula; Brasil ainda sente o reflexo de escassez de mão de obra qualificada

Com o desemprego por volta de 8%, sendo um dos menores índices no Brasil desde 2014, o país ainda enfrenta um grande desafio, que é o de ter uma mão de obra qualificada. Pesquisa realizada pelo ManpowerGroup apontou que a falta de mão de obra qualificada no Brasil atingiu a marca de 81% em 2022, enquanto a média global é de 75%.

A dificuldade de encontrar talentos se agravou ainda mais após a pandemia e as empresas sentem dificuldades em preencher vagas, desde cargos simples até mesmo funções que requerem maior preparo e formação. Vale lembrar que mão de obra qualificada não se resume apenas à formação, mas também a execução de atividades, comportamentos e habilidades que podem fazer a diferença.

Formação de jovens

Pesquisa divulgada recentemente no relatório “Education at a Glance 2023”, apontou que o ensino profissionalizante entre os jovens brasileiros ainda têm pouca representatividade, mesmo sendo uma importante via de acesso a postos bem remunerados no mercado de trabalho.

Segundo o relatório, 11% dos alunos do ensino médio entre 15 e 19 anos estão matriculados em programas profissionais. O mesmo percentual também abrange jovens de 20 a 24 anos que estão em cursos técnicos de institutos federais. Os chamados nem-nem, de jovens entre 18 e 24 anos, sobe para 24,4% dos brasileiros que não trabalham e nem estudam. Porém, especialistas explicam que essa porcentagem está ligada a evasão escolar, gravidez precoce, e jovens que estão fazendo atividades domésticas, cuidando dos irmãos para que um familiar possa trabalhar.

Responsabilidade social

Como forma de mudar a realidade dos jovens brasileiros, a franquia Via Certa Educação Profissional tem investido em responsabilidade social empresarial, ou seja, tem o intuito de capacitar pessoas socioeconomicamente carentes e oferece programas de incentivo à educação. 

Décio Marchi, diretor executivo da franquia Via Certa, explica que o foco é o público entre 18 e 24 anos, para conseguir diminuir essa fatia da parcela dos jovens nem-nem. “A ideia dos programas de incentivo oferecidos para os jovens carentes é a oportunidade de atuar em uma profissão, já que os cursos profissionalizantes aumentam as chances de um emprego melhor. O mercado de trabalho também se beneficia, uma vez que os cursos profissionalizantes qualificam os trabalhadores, e consequentemente, acabam suprindo a demanda em áreas específicos”, diz.

Incentivo aos alunos da rede pública

Todos os anos a Via Certa desenvolve nas escolas públicas projetos sociais com os alunos que somam mais de 100 bolsas de estudos por ano. O projeto ocorre nas unidades que aderem a esses programas, como por exemplo, as cidades de Birigui, Guararapes, Buritama, Penápolis, Promissão, Lins, Novo Horizonte, Jales, e Santa Fé do Sul.

É o caso do programa Talentos do Futuro voltado a alunos do Ensino Fundamental, onde a melhor pintura entre os estudantes ganha algumas bolsas de estudos, e um prêmio principal.

Já o Prêmios do Saber é voltado a alunos do Ensino Médio, onde devem fazer uma redação que é avaliada pela equipe da Via Certa. Este ano o tema abordado foi “O perigo das fake news na era da informação”, que tem como prêmio principal um smartwatch, e bolsas de estudos que variam entre 30% de desconto nos cursos profissionalizantes até mesmo 100%.

Capacitação gratuita

A Via Certa também oferece três cursos gratuitos, de forma on-line, com duração de 4 horas e certificação de conclusão para incentivar esse público ao primeiro emprego ou ao retorno ao mercado de trabalho para que tenham novas habilidades.

O curso Melhor Atendente tem como proposta preparar o aluno para ser inserido rapidamente no mercado de trabalho. Nele o aluno aprende como executar melhor o atendimento, como lidar com cliente, os cuidados com o ambiente de trabalho, principais erros no atendimento, ferramenta omnichannel entre outros requisitos que podem complementar na preparação.

Já no curso de Finanças Pessoais, o aluno pode aprender a ter um completo controle financeiro de forma interativa com aplicações simples e diretas, com vídeos, preenchimento em planilhas, entre outros.

O curso de Home Office foi pensado para atender as pessoas que precisam se adaptar ao trabalho de forma remota, como gerenciamento de tempo e demandas, reuniões on-line e organização.

Décio enfatiza que o objetivo dos cursos gratuitos é dar oportunidade para as pessoas que estão desempregadas, ajudando, assim, a se qualificarem. “São cursos rápidos que atendem à demanda de vagas abertas recentemente no mercado. São cursos que ajudam na inserção rápida no mercado. Após a conclusão, o aluno já pode começar a trabalhar e ainda oferecemos uma bolsa parcial para que o aluno faça outros cursos completos, como por exemplo, o de Gestão empresarial ou qualquer um dos mais de 40 cursos oferecidos nas unidades.”

Para realizar a matrícula o interessado deverá comparecer em uma das unidades ou se cadastrar no site (https://viacertacursos.com.br/gratuito/)

Educação para crescer

Indicados para aqueles que têm interesse e disposição de aprender, os cursos profissionalizantes proporcionam capacitação para quem procura colocação, além de aperfeiçoamento e atualização para quem já tem uma atuação profissional. Eles acabam sendo muito procurados devido o preço acessível, curta duração e por muitas vezes não exigir nível de escolaridade.

O mercado de trabalho também se beneficia, uma vez que os cursos profissionalizantes qualificam o trabalhador e, consequentemente, acabam suprindo a demanda em áreas específicas. Além do mais, oferecem qualificações necessárias para quem deseja trabalhar por conta própria e empreender.

Décio enfatiza que essa área vem crescendo há anos, mas surpreendeu assim que surgiu a pandemia do covid-19. Com mais pessoas fora do mercado de trabalho, uma das maneiras encontradas foi se reinventar e estudar.

“Empreender na área de educação sempre vai ser interessante porque é um mercado aquecido, que não enfrenta sazonalidade. Este ano, por exemplo, a Via Certa registrou números surpreendentes de matrículas em várias unidades, o que mostra a busca dos brasileiros por uma capacitação, e também se torna algo rentável para quem quer empreender com o próprio negócio”, finaliza o executivo.

Sobre a Via Certa Educação Profissional

A Via Certa Educação Profissional é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia Flex, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 40 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. Atualmente são mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil, cujo investimento inicial do modelo de negócio é a partir de R$ 84 mil na modalidade física. www.viacertacursos.com.br/

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Elaine Rodrigues – (17) 99171-1771 – elaine@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *