Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Mentoria no franchising funciona? Empresário conta como trabalho influenciou no resultado da empresa

Mentoria no franchising funciona? Empresário conta como trabalho influenciou no resultado da empresa Previous item Modelo de negócio do Grupo... Next item Franquia AF Crédito...

Após aplicar a mentoria em sua rede de franquia, a FiChips Food, Hermes Bernardo conta os resultados obtidos e como tem auxiliado os próprios franqueados agora a frente como mentor

O trabalho de mentoria no franchising já não é algo novo. Porém, há ainda diversos empresários que não têm noção de como esse trabalho pode impactar, de forma positiva, os resultados dos empreendedores.

De acordo com a ABMEM (Associação Brasileira dos Mentores de Negócios), nos anos 2019 e 2020, o número de mentores de negócios disparou 78% em comparação ao ano de 2016, saindo de uma amostragem de 8 mil para 35 mil mentores. A média de crescimento é de 19,5% ao ano, com expectativas de expansão em longo prazo, segundo a visão da Associação.

Abertos à aprendizagem 

O mercado vive em constante evolução e a cada dia chega algo novo, o que fica até difícil para os empreendedores acompanharem tanta mudança e inovação. Daí a necessidade de contar com o auxílio de um profissional experiente e “antenado” sobre as tendências do mercado. Ele é capaz de ajudar a criar vantagens competitivas, inovar, e claro, encontrar uma melhor forma da sua empresa se relacionar com o seu cliente.

Foi o que fez Hermes Bernardo, fundador e CEO da FiChips Food – rede de franquia brasileira de fast-food de prato especializado na culinária do Reino Unido – que após receber um convite do empresário e escritor Carlos Wizard resolveu fazer uma mentoria de três meses para aprimorar seus conhecimentos através dessa ferramenta corporativa.

“Acredito que toda empresa deve ser uma escola no sentido de aprendizado e treinamentos, e fazendo esse papel dentro de casa começou abrir portas para pessoas de fora se interessarem para que eu transmitisse meu conhecimento. O fato de eu ter feito uma mentoria com Carlos Wizard e ser convidado por ele para mentorar trouxe grande visibilidade como mentor”, avalia Hermes.

O executivo voltou este ano a fazer uma nova mentoria com Wizard e desde então tem replicado seus conhecimentos dentro da empresa e também vem exercendo o papel de mentor para empresários, que assim como ele, um dia sentiu necessidade de ampliar o conhecimento na gestão corporativa.

Resultados que agregam valor ao negócio

Logo após a mentoria, Hermes conta que implantou algumas estratégias dentro da franqueadora. Entre elas, o empresário lista a formação de equipe e liderança de pessoas, na qual acredita ser o maior desafio hoje em qualquer empresa.

“Criar uma empresa qualquer um pode criar. Porém, montar uma equipe é um processo contínuo de gestão, daí a necessidade de os próprios gestores estarem se reciclando e buscando novas estratégias para melhorar seu negócio. Toda empresa tem problemas, e isso faz parte! Tentar rápido, errar rápido e corrigir rápido é essencial para sobreviver. Ajustes sempre são necessários. Empreender não tem fórmula certa e sim ferramentas, mas elas não fazem milagres e variam muito de um negócio para outro”, enfatiza.

Gestão de pessoas

Hermes salienta que atualmente deve ser colocado na frente a gestão de pessoas e depois a gestão de negócios, pois as empresas não crescem por si só, e sim por conta de pessoas. “A maior dor das empresas é o treinamento constante, ter um cronograma de treinamento para a equipe. No caso do segmento de alimentação, é a padronização da entrega do produto e o atendimento. Esse é um dos nossos maiores desafios diários nas operações e que também notamos em outras empresas do segmento”, revela.

Outro problema apontado pelo empresário é a gestão emocional nos negócios, já que o resultado está mais ligado à questão de a pessoa lidar com as dificuldades e administrar a doença deste século, a ansiedade com a SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado).

Imersão dos franqueados

Este mês de outubro está previsto para ocorrer uma imersão na FiChips voltado aos franqueados e gerentes das operações. Todos eles serão mentorados pelo próprio Hermes junto a sua equipe. 

Para o executivo, o resultado de uma marca não está somente na ligação entre franqueadora e franqueados, mas principalmente nos gerentes das unidades. Já que são esses profissionais que devem estar envolvidos e pertencentes com a meta.

“Conhecimento gera crescimento, então acredito que tudo isso é como um imã que é compartilhável a busca por conhecimento de entregar e receber também, impulsiona essa linha de aprendizagem e semente de querer aprender e passar cada vez mais adiante a informação para outras pessoas”, finaliza Hermes sobre a importância da mentoria principalmente para pequenos e médios empreendedores.

Sobre a FiChips Food

A FiChips Food é uma rede de franquias brasileira de fast-food de prato especializado na culinária do Reino Unido, que nasceu como o primeiro fast-food de filé de peixe empanado com batatas fritas do Brasil, e desde então vem ganhando o mercado local. A franquia trabalha com cinco modelos de negócios: delivery para cidades até 50 mil habitantes, container, shopping, quiosque e loja de rua em formato de pub, com investimento inicial a partir de R$ 162 mil, e retorno do investimento previsto entre 14 a 24 meses, além de contar com alta rentabilidade e fácil gestão. Todos os modelos são habilitados para trabalhar delivery e possui um cardápio único, com opções para todas as horas do dia, incluindo menu elaborado para crianças. www.fichips.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br 

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br 

Elaine Rodrigues – (17) 99171-1771 – elaine@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *