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Gerenciamento de redes sociais é fundamental para atingir bons resultados

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A diretora de comunicação da Fatos&Ideias, Renata Brito, explica que a gestão de mídias sociais vai muito além de apenas postar artes ou textos

Manter uma presença nas redes sociais é algo que se tornou comum entre a maioria das empresas. Porém, para se destacar nesses canais de comunicação é preciso muito mais do que só se fazer presente, requer planejamento e estratégias para engajar o perfil e, consequentemente, gerar um número maior de vendas.

O que muitos empresários não sabem ou se esquecem, é que manter uma estratégia de comunicação nas redes sociais vai muito além do que apenas criar artes, textos e publicar esse material. É essencial iniciar esse processo com uma estratégia definida, sabendo como fazer um gerenciamento de redes sociais.

De acordo com Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação – empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia – a gestão de mídias sociais envolve algumas etapas. “Esse processo inclui a definição da estratégia, posicionamento, planejamento de publicações, execução e o monitoramento dos resultados.”

Renata ainda ressalta que para ter um bom gerenciamento desses canais é essencial contar com um time ou uma empresa que irá focar nesse trabalho. “Dessa maneira, esse processo será visualizado como de grande valor e necessário para o negócio, conquistando benefícios reais.”

Definição dos canais

Criar uma estratégia em uma rede social não é uma tarefa simples como pensam, pois requer um planejamento assertivo. Com isso, o primeiro passo é definir em quais dos canais disponíveis atualmente faz sentido que o seu negócio esteja presente.

“O Facebook e Instagram, pelo fato de atingir uma grande fatia do público, faz com que a maioria das empresas estejam presentes, independentemente de qual seja o tipo do negócio”, comenta Renata.

A diretora de comunicação ainda afirma que é necessário verificar os públicos de cada mídia social e o conteúdo que a empresa deseja publicar. “Por exemplo, o Instagram e o TikTok possuem a característica de atrair um público mais jovem, já o Facebook e o LinkedIn atendem a um público mais amplo. É preciso avaliar se o conteúdo da sua empresa será com mais fotos e vídeos ou algo com textos extensos, relacionados a negócios.”

Objetivos

Os principais objetivos de uma estratégia para redes sociais devem estar andando em conjunto com os resultados gerais que o empreendedor deseja atingir com o seu negócio.

“Ou seja, é fundamental que o empresário defina se ele deseja conquistar o aumento no número de seguidores, o alcance de suas postagens, alta na geração de leads e, consequentemente, o aumento nas vendas”, salienta Renata.

Renata afirma que ele também poderá definir como objetivo a melhora no atendimento ao cliente, com uma rotina de respostas a perguntas que foram enviadas. “O empresário também terá a possibilidade de realizar um trabalho de impulsionamento com o tráfego pago, levando mais clientes ao seu site, por exemplo. Tudo isso são estratégias que deverão ser definidas previamente.”

Acompanhamento dos resultados

Depois de definir todos os pontos e iniciar a execução do planejamento, é a hora de acompanhar os resultados através das métricas, sendo esse um dos momentos cruciais para entender se a estratégia utilizada deu certo ou se terá que adequar alguns pontos para atingir o objetivo.

“A primeira métrica e mais comum são os números de curtidas, compartilhamentos e seguidores, para que seja avaliado o nível de popularidade que a marca atingiu com aquela estratégia”, explica Renata.

A diretora de comunicação da Fatos&Ideias também comenta que a métrica de engajamento é responsável por verificar se o público está engajando através de comentários, compartilhamentos e cliques. “Por fim, o empresário também deve verificar se obteve o retorno do investimento em tráfego pago, para ter noção se o que foi investido na rede social está gerando algum ganho.”

Sobre a Fatos&Ideias Comunicação

A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br 

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br 

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br 

Leonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – redacao@fatoseideias.com.br

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