Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Franquias de educação crescem mais de 17% e comemoram a alta do segmento

Franquias de educação crescem mais de 17% e comemoram a alta do segmento Previous item Gerenciamento de redes... Next item Seleção de franqueados...

Os dados fazem parte do Diagnóstico Setorial de Educação 2023 que mostra os motivos para essa grande alta; Franquia Via Certa Educação Profissional fala sobre as estratégias que permitiram o crescimento da empresa, principalmente após a pandemia

Durante a pandemia muitas empresas tiveram que se adaptar por conta das restrições que aquele momento impôs. Porém, quem conseguiu fazer as adaptações com maestria e se aprofundou em ações inovadores, conseguiram bons resultados e hoje colhem os frutos. E isso, foi justamente o que ocorreu com o segmento de educação no mercado de franchising.

De acordo com recentes dados do Diagnóstico Setorial de Educação 2023, feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor educacional confirmou sua adaptação e, consequentemente, sua retomada na trajetória de crescimento. 

A pesquisa revela que o nicho obteve um aumento de 17,8% no faturamento no 1º trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2022. Esse crescimento do ramo de educação é maior do que o setor de franquias como um todo, que obteve uma alta de 17,2% no período analisado.

O Diagnóstico também aponta que a principal transformação observada em 2022 e neste ano, tendo como foco a retenção de alunos, foi no aumento dos recursos de ferramentas tecnológicas. No ano passado esse aumento foi de 88,9% e no 1º trimestre deste ano uma alta de 63%.

Outro dado que chama a atenção é de que as aulas presenciais voltaram a ter maior predominância, confirmando a retomada de hábitos pré-pandemia por parte dos alunos. A ABF apontou que entre as franquias de ensino profissionalizante e de desenvolvimento humano, o total de estudantes no regime presencial é de 83%.

A rede Via Certa Educação Profissional – marca com atuação no mercado de cursos profissionalizantes – segue na mesma tendência, registrando recorde de matrículas e com 88% dos seus alunos matriculados no ensino presencial.

Sistema Flex

Para não correr o risco de fechar as portas e continuar atraindo alunos a buscarem o ensino profissionalizante, a Via Certa Educação Profissional se adaptou ao momento com um novo modelo de atendimento e obteve um grande sucesso logo de cara.

“Assim que a pandemia começou nós passamos a fazer várias alterações na rede para continuar atendendo nossos alunos com eficiência. Desse modo, transformamos nossos cursos presenciais em on-line. De uma maneira muito rápida e surpreendente vimos o engajamento de todos para se profissionalizar, até mesmo porque o desemprego começou a crescer e muitos brasileiros correram em busca de cursos, até mesmo para criar novas oportunidades profissionais”, comenta o diretor executivo da rede, Décio Marchi. 

O executivo conta que muito rapidamente, ainda no início da pandemia em 2020, a Via Certa criou o Sistema Flex. Essa opção possibilita ao estudante escolher se ele irá fazer as aulas da plataforma 100% online, se irá até a unidade da Via Certa ou também se irá realizar seus estudos uma parte online e a outra na escola, o deixando totalmente livre para fazer sua escolha. Esse novo sistema conquistou novos estudantes e também manteve aqueles que já estavam ativos.

A retomada do presencial

Com o Sistema Flex a Via Certa conseguiu trazer ao negócio um modelo que foi muito bem aceito durante o período mais complicado da pandemia, fazendo com que a saúde financeira da franquia continuasse boa. Porém, com o fim das restrições, o ensino presencial voltou com a sua força de antes.

“O Sistema Flex foi essencial para que pudéssemos passar por um dos momentos mais delicados que o mundo viveu sanitariamente e economicamente. Além disso, ele foi incluído de maneira fixa no nosso plano de estudos, fazendo com que o aluno decida como irá estudar”, conta Décio.

Apesar disso, o diretor executivo da franquia de cursos profissionalizantes afirma que hoje a maior procura é pelo presencial. “Em toda rede estamos com 88% de alunos no presencial, além de estarmos registrando recordes de matrículas”, diz.

Somente em janeiro deste ano a rede fechou 2.672 matrículas, equivalente a um aumento na casa de 800 novas matrículas, comparado ao mesmo mês de 2022. Agora no mês de agosto é esperado que o número de matrículas supere o último janeiro.

Multifranqueados

Ainda segundo o Diagnóstico Setorial de Educação, outro dado relevante nesse sentido é o tempo médio dos franqueados na rede. Segundo o levantamento, 53% dos parceiros de negócios estão, em média, há mais de cinco anos à frente de suas franquias e as empresas franqueadoras de educação têm, igualmente na média, mais de oito anos de atuação no mercado.

É também o caso da Via Certa que está há 11 anos no mercado educacional, e em média 60% dos seus franqueados também estão há mais de 5 anos à frente das operações. Quando o assunto é multiunidades os números também surpreendem, das 51 operações da marca, 55% são de multifranqueados, com duas ou mais unidades.

No Brasil, segundo a ABF, esses multifranqueados correspondem até 10% do total, respectivamente, de 50% dos colégios bilíngues, 40% das escolas de idiomas e 38% das franquias profissionalizantes e de desenvolvimento humano. Os investidores multiunidades se destacam também na faixa de 11% a 20% do número total dos franqueados das redes pesquisadas, sendo 50% nas franquias bilíngues e 30% nas de idiomas, e acima de 31% do total de franqueados multiunidades, abrangendo 50% das escolas profissionalizantes e de desenvolvimento humano.

A Via Certa está no mercado desde 2012, e soma 51 unidades espalhadas por 11 estados brasileiros, e conta com uma grade com 44 cursos profissionalizantes de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada.

Sobre a Via Certa Educação Profissional

A Via Certa Educação Profissional é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia Flex, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 40 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. Atualmente são mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil, cujo investimento inicial do modelo de negócio é a partir de R$ 84 mil na modalidade física. www.viacertacursos.com.br/

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Elaine Rodrigues – (17) 99171-1771 – elaine@fatoseideias.com.brLeonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – redacao@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *