Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Mídia espontânea gera maior visibilidade e confiança para os negócios

Mídia espontânea gera maior visibilidade e confiança para os negócios Previous item Piscina em casa? Como... Next item Franquia de perfume mira...

Apesar de serem estratégias de comunicação, a mídia paga e a espontânea contam com diversas diferenças

Investir em comunicação para uma empresa pode se tornar um momento que gere algumas dúvidas, principalmente se a estratégia utilizada será em mídia espontânea ou mídia paga. Porém mesmo com suas diferenças, nenhuma delas se anulam, ambas poderão ser utilizadas para alcançar o público-alvo, autoridade e, consequentemente, aumento das vendas.

A diferença entre as duas, na teoria, pode ser simples, pelo fato de uma ser mídia conquistada de forma natural, ou seja, a marca não paga pela divulgação. Já a outra é um espaço pago e totalmente programado. Porém, as estratégias utilizadas vão bem além dessas distinções citadas.

Segundo a diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação – empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia – Renata Brito, a comunicação paga pode ser feita através de anúncios nos veículos de comunicação ou campanhas de marketing digital. “Já a comunicação espontânea é conquistada através de uma longa relação com os jornalistas e com um assunto que seja atraente para aquele veículo.”

Comunicação espontânea

Para conquistar um espaço espontâneo na mídia, é fundamental ter o apoio de uma assessoria de imprensa, pois ela irá criar uma relação entre os veículos de imprensa e indicar materiais relevantes sobre a marca.

“Os jornais tratam de diversos assuntos, em várias editorias, com ganchos que podem estar relacionados aos negócios. Dessa maneira, é importante visualizar se a sua empresa conta com alguma pauta que ofereça a informação que o seu público procura, para que seja produzida uma matéria relevante para ele”, comenta Renata.

Ao falar da sua marca, é possível destacar que ela conta com um investimento inicial baixo, lucro alto e retorno rápido. Além disso, é possível destacar alguns cases de sucesso, mostrando que é possível crescer com a sua empresa e se tornar um grande empreendedor.

“Se o assunto for relevante para os leitores e telespectadores, com certeza ele também será visto da mesma forma pelos canais de comunicação. Mas para chegar dessa forma aos jornalistas é necessário traçar uma estratégia com a assessoria de imprensa para que ela produza materiais assertivos e indique para os profissionais mais adequados abordar sobre o respectivo tema”, salienta Brito.

Vantagens da mídia espontânea

Conquistar espaço na mídia espontaneamente tem várias vantagens, sendo as principais o aumento da visibilidade do seu negócio e o ganho de credibilidade para o porta-voz da marca.

“Além disso, outros benefícios como divulgar informações de interesse do público, o ótimo custo-benefício, pois você não irá pagar pela matéria e o aumento da confiança dos consumidores, porque o que é transmitido na imprensa costuma ganhar mais força, também estão presentes quando se trata de comunicação espontânea”, reforça a diretora de comunicação.

Comunicação paga

Já a mídia paga, como o próprio nome diz, é aquela onde é necessário que o empresário invista recurso financeiro para aparecer. Antigamente, essa divulgação era realizada apenas na comunicação offline, que são os jornais, televisão e rádio. Mas, atualmente, com o poder do online é onde a maioria foca as suas estratégias para alavancar suas vendas.

“Na mídia offline, aquela campanha publicitária será compartilhada com todos, já no meio online é possível criar uma campanha específica para o seu público-alvo. Ou seja, se a pessoa pesquisar por um produto, ela poderá receber anúncios de outras lojas com o item semelhante de sua pesquisa”, explica Renata.

Quando o consumidor clica na propaganda é direcionado automaticamente para a página de vendas ou até mesmo para uma ação especial que foi criada durante a estratégia de marketing.

“Quanto mais pessoas clicam no link, mais vantajoso é, pois poderá ter um número maior de vendas convertido, mas também será mais custoso para o empreendedor. Dessa maneira, o recurso que será feito deve ser muito bem analisado e alocado no material certo, para obter melhores resultados”, detalha Brito.

Recursos da mídia paga

Um dos recursos que chama a atenção na mídia paga é o fato de os anúncios poderem ser exibidos para aquelas pessoas que já estão em um momento de compra, podendo fazer com que ela fique atraída pelo seu produto.

“Além disso, é uma estratégia onde é possível utilizar diversos formatos diferentes, como social ads, remarketing, sites de buscas, banners e até mesmo ações com influenciadores do setor”, finaliza Renata.

Sobre a Fatos&Ideias Comunicação

A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br 

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br 

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br 

Leonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – redacao@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *