Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Gado de leite: os cuidados na alimentação com as novilhas ao entrar para reprodução

Gado de leite: os cuidados na alimentação com as novilhas ao entrar para reprodução Previous item AF Crédito Soluções... Next item Posicionamento de marca na...

A primeira monta das novilhas tem muito a ver com o peso e não somente com a idade, por isso a nutrição nessa fase deve contemplar o desenvolvimento do animal e também as necessidades que atendam a produção leiteira; Franquia Reino Rural mostra os suplementos que atendem essa fase do animal

Muitas pessoas não sabem, mas as novilhas têm um peso ideal para a primeira monta, e não esperar esse processo pode acarretar sérios danos ao animal que tem uma importante participação na pecuária, seja para aleitamento, gado de corte ou na própria reprodução de bovinos.

A médica veterinária da Reino Rural Saúde no Campo – franquia especializada em produtos agropecuários – Fabiana Sabino, explica que diferente do que ainda se vê em alguns casos no campo, é que o momento ideal de colocar a novilha para cruzar tem a ver com o peso e não com a idade. Tudo isso porque o corpo da novilha tem que estar totalmente desenvolvido para o processo reprodutivo. 

“O primeiro cio não é indicado colocar a novilha para cruzar, porque mesmo ela tendo o cio ela ainda não tem o corpo totalmente desenvolvido, por isso qualquer cio antes do peso ideal deve ser desprezado. Caso contrário, há o risco de o pecuarista perder esse animal, no sentido da expressão máxima da genética da novilha. A partir do momento que o animal cruza e no processo de gestação, ele não irá crescer mais. Então se esse animal tinha a capacidade de produzir muito leite ele ficará sendo um animal inferior, já que produzirá bem menos leite do que a genética dele permite, simplesmente porque o corpo desse animal não acabou de crescer”, afirma a médica veterinária que orienta que raças grandes como holandês, tenham em média acima de 320 kg para cruzar, e para raças médias, como Gir o indicado é acima de 270 kg.

Nutrição adequada

Para que a novilha se desenvolva bem durante esse processo a nutrição precisa ser muito bem estabelecida, já que esse animal precisa ter todos os seus níveis nutricionais atendidos, tanto para conseguir o desenvolvimento próprio como também o desenvolvimento da atividade leiteira. Então o recomendado pela especialista é ter forragem (capim ou volumoso) de boa qualidade, complementação com dieta de boa qualidade, e tudo isso para que a novilha consiga o desenvolvimento pleno.

Afinal, ter os nutrientes necessários é capaz de evitar diversos problemas, como retenção da placenta, abortos e distocia bovina, que é a dificuldade de expulsar o feto durante o parto. Para manter a saúde da novilha nesse sentido, o indicado também é nutrir esses animais com fósforo e cálcio. O fósforo auxilia a novilha a ter uma boa fecundação, enquanto o cálcio permite ao bezerro uma estrutura óssea adequada.

“Conforme a produção leiteira também é ideal a utilização de um bom concentrado que atenda todas as necessidades do que está acontecendo no momento, que é a lactação, o restante do seu crescimento e a recuperação do parto, até porque na primeira lactação o volume de leite costuma ser menor. Para isso, os produtos da Reino Rural que atendem muito bem essa fase são a linha Super Premium Leite e o VS Super Premium Phós”, diz Sabino.

O Super Premium Leite é uma suplementação indicado para compor formulações de suplementos e rações para alimentação de bovinos de leite em lactação, tendo sua composição composta por vitamina ADE e B12, calcário calcítico, probiótico, entre outros. Já o VS Super Premium Phós é indicado para animais leiteiros que não estão em fase de lactação, tendo em sua composição sulfato de cobre, cobalto, zinco, ferro, manganês, etc.

Após um parto normal, sem a necessidade de assistência humana e com uma nutrição adequada para que esse animal se desenvolva bem, ele estará totalmente apto a ter uma nova gestação em média cerca de 90 dias.

Sobre a Reino Rural Franchising

A Reino Rural chegou ao mercado em 2014 por meio do empresário Matheus Ferraz oferecendo uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) de alta qualidade visando o aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural. Em 2021 a marca se lançou no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 mil com retorno previsto de 4 a 6 meses. www.reinoruralfranchising.com.br

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 –  renata@fatoseideias.com.br

Elaine Rodrigues – (17) 9 9171-1771 – elaine@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *