Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Período de seca faz com que os produtores rurais adotem diversas estratégias para alimentar o rebanho

Período de seca faz com que os produtores rurais adotem diversas estratégias para alimentar o rebanho Previous item Em busca de apoiar ação... Next item Mais trabalhadores estão...

A rede Reino Rural Saúde no Campo conta com suplementos que ajudam a potencializar a alimentação do gado durante a época de estiagem

Normalmente, o período de estiagem tem início entre os meses de maio e junho, se prolongando até setembro ou outubro, dependendo de cada ano. Com isso, muitos produtores rurais se preparam para essa época de seca e planejam algumas estratégias de alimentação para o seu rebanho.

Geralmente, os principais recursos utilizados pelos pecuaristas são o de: reserva de pastagem; capineiras (cana-de-açúcar, capiaçu, capim elefante ou palma); feno e silagem (milho, sorgo, capiaçu ou moringa). Porém, além dessas opções, é importante que o produtor também inclua na alimentação do animal algum tipo de suplemento alimentar mineral.

“O principal recurso que o produtor rural terá que passar a utilizar, caso ele ainda não utilize, é o suplemento que tenha um aditivo com melhorador de desempenho e probióticos. Esses dois elementos fazem com que os animais consigam digerir melhor qualquer tipo de alimento que será fornecido durante essa época”, comenta a médica veterinária da Reino Rural Saúde no Campo – franquia especializada em produtos agrícolas – Fabiana Sabino.

Silagem

Um dos métodos mais tradicionais que os produtores rurais utilizam durante a seca é a silagem. Essa estratégia tem como objetivo a conservação dos alimentos, onde o pecuarista irá armazenar um alimento fresco em um ponto adequado, esse produto será guardado sem o oxigênio, em condições anaeróbias, passando por um processo de fermentação. 

“Após o processo de fermentação, será gerado um ácido, acidificando o meio e fazendo com que o alimento se conserve por muito tempo. Ou seja, um silo fechado poderá durar décadas. Depois do processo de fermentação, que dura em torno de 60 a 90 dias, quando esse silo for aberto o produtor serve esse material que passou por esse processo aos animais”, explica Sabino. 

O silo consegue conservar as propriedades nutricionais daquele material, sendo uma excelente fonte de proteína e energia. Os principais alimentos utilizados para fazer silo no Brasil são o milho e o sorgo.

Capineira

Outra estratégia comum é a capineira, que se trata de uma área plantada onde os animais não vão pastejar. Nesse local é plantado com forrageiras que possuem um grande volume de matéria verde. Por exemplo, o capim elefante que é muito alto, podendo chegar a 4 metros de altura, a cana-de-açúcar que possui um grande volume e a palma que conta com as mesmas características. 

“Essa produção de matéria verde será servida aos animais, mas não na forma de pastejo. Ao chegar na época da seca, o produtor terá que cortar, triturar e servir aos animais. Ou seja, ele será servido fresco, mas não de forma direta e sim de forma indireta, pois precisa passar pelo corte”, detalha Fabiana.

Vedação de pastagem

Outra alternativa é a estratégia de vedação de pastagem. O produtor rural terá que separar uma área do pasto onde não haverá pastejamento, ou seja, não será consumido pelos animais. 

“Ele irá cercar essa área e deixar o capim crescer o máximo possível, esse capim vai ficar seco e não terá uma condição nutricional muito boa, mas terá um bom volume de fibra. Porém com o uso de um suplemento, com melhorador de desempenho, é possível aproveitar muito bem esse capim”, afirma a médica veterinária da Reino Rural. 

A profissional ainda ressalta que os produtos que tenham melhorador de desempenho e probióticos, fazem com que o animal consiga digerir a pastagem mais seca, sendo essa uma das estratégias mais baratas que existem.

Suplementação contribui para o período

Com isso, além das estratégias para o fornecimento da alimentação ao rebanho durante a seca, é de extrema importância incluir suplementação mineral durante esse período. Um dos suplementos indicados da Reino Rural é o VeS Super Premium Phós e VeS Super Premium Engorda, pois os dois produtos contêm probióticos e melhoradores de desempenho (virginiamicina). 

“Tanto os probióticos quanto os melhoradores de desempenho, melhoram o processo de digestão, fazendo com que o animal consiga digerir mais e melhor o alimento que está sendo fornecido naquela época. Ele é extremamente recomendado nesse período do ano, onde temos um alimento mais seco com muita fibra e que é mais difícil de digerir”, finaliza Sabino.

Sobre a Reino Rural Franchising

A Reino Rural chegou ao mercado em 2014 por meio do empresário Matheus Ferraz oferecendo uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) de alta qualidade visando o aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural. Em 2021 a marca se lançou no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 mil com retorno previsto de 4 a 6 meses. 

www.reinoruralfranchising.com.br

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 –  renata@fatoseideias.com.br

Leonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – redacao@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *