Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Mais trabalhadores estão em busca de qualificação profissional para conseguir emprego

Mais trabalhadores estão em busca de qualificação profissional para conseguir emprego Previous item Período de seca faz com... Next item AF Crédito Soluções...

Unidade da Via Certa Educação Profissional em Maringá/PR tem cursos na área de tecnologia, saúde e beleza com turmas lotadas 

Contar com uma qualificação pode ser um grande diferencial para conseguir uma vaga de emprego em um mercado altamente competitivo. A mão-de-obra qualificada tem se tornado um dos pré-requisitos da maioria das empresas na hora de contratar.

Dessa maneira, muitos trabalhadores passaram a procurar cursos profissionalizantes para melhorar seus currículos. De acordo com os dados da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2022, feita pelo MEC, a procura por educação profissional aumentou em 13,7% no ano passado.

Um dos motivos para o aumento no número de matrículas em escolas de ensino profissionalizantes, de acordo com o Ministério, é o atrativo da inserção mais rápida no mercado de trabalho.

Visualizando esse cenário altamente positivo e em ritmo de crescimento, os jovens empreendedores Lucas Lopes da Silva, 30 anos, e Deivide Nascimento, 28 anos, investiram em uma unidade da franquia Via Certa Educação Profissional – rede especializada em cursos profissionalizantes – na cidade de Maringá/PR.

“Assumimos a unidade no início do mês de maio e encontramos uma escola muito bem estruturada. A franquia está em um momento de crescimento e expansão das vendas, sendo isso uma das coisas que mais nos chamou a atenção”, comenta Lucas.

Caminho até o empreendedorismo

Apesar de terem observado que o setor de educação é um bom nicho para empreender, tanto Lucas como Deivide nunca tiveram experiência no ramo. Ambos contam com conhecimento na área corporativa, mas sempre no ambiente comercial.

“Sempre atuamos como vendedores e coordenadores de vendas. Depois de um tempo resolvi sair desse setor e passei a trabalhar como gerente comercial. Após um ano eu decidi sair dessa empresa e foi quando resolvemos começar a procurar negócios para investir”, detalha Silva.

Lucas ressalta que irá trabalhar exclusivamente com a franquia, porém seu sócio irá continuar no emprego. “Estarei me envolvendo diretamente em todos os assuntos da operação no dia a dia. Acho importante alguém estar presente na rotina do trabalho, e esse será o meu papel. Porém, o Deivide, se envolve bastante, à noite ou aos sábados acaba assumindo atividades que podem ser resolvidas remotamente.”

Tomada de decisão

Antes de investir em um negócio é necessário pesquisar muito bem o nicho que irá investir, como funciona a franquia que deseja, como está aquele mercado, a economia do município e outros pontos.

Dessa maneira, a cidade de Maringá é vista com bons olhos para o empreendedorismo, pois os indicadores econômicos e a qualidade de vida colocam o local em destaque nacional. Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal, Maringá é a segunda melhor cidade para empreender no Paraná e a 20º no Brasil.

O franqueado da escola de cursos profissionalizantes, afirma que o município escolhido para investir em uma franquia faz toda diferença. “Chegamos na Via Certa através de uma indicação. Acabamos assumindo uma unidade que já estava em andamento e isso foi muito positivo. O modelo de negócio fez diferença e também o fato de trabalhar com educação, que traz um senso de propósito muito legal.”

Mercado de trabalho

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2022 Maringá abriu 4.241 novos empregos com carteira assinada. Somente em janeiro deste ano, o terceiro maior município do Paraná, criou 297 novas vagas, sendo uma das cidades com a maior geração de emprego do estado.

Uma escola de ensino profissionalizante caminha lado a lado do mercado de trabalho, pois as empresas necessitam de trabalhadores qualificados. “Hoje, observamos que a cidade de Maringá é um dos municípios que mais crescem no Paraná, talvez no Brasil. Então a atividade econômica é bem aquecida e com um maior número de vagas nos setores do varejo e serviços”, conta Lucas.

O franqueado da Via Certa ainda afirma que se qualificar profissionalmente coloca o candidato na frente de muitas pessoas. “Embora tenhamos uma taxa de desemprego alta no Brasil, as empresas têm muita dificuldade em contratação, pois falta qualificação. Então quem se propõe a se especializar através de cursos, tem um diferencial grande em comparação com outros trabalhadores.”

Cursos em alta

A Via Certa de Maringá conta com mais de 40 cursos profissionalizantes em sua grade. Além disso, alguns cursos voltados para a área de tecnologia têm obtido alta demanda no município.

“Os cursos de programador e informática, na área de beleza, como técnicas de maquiagem, alongamento de cílios, depilação e o de veterinária (pequeno e grande porte) já são um sucesso e estão com turmas lotadas”, afirma Lucas.

A expectativa dos franqueados é que eles consigam obter o retorno do investimento em até um ano e o planejamento dos empreendedores e de investir em mais unidades em todo estado do Paraná. 

Sobre a Via Certa Educação Profissional

A Via Certa Educação Profissional é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia Flex, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 40 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. Atualmente são 50 unidades espalhadas pelo Brasil, cujo investimento inicial do modelo de negócio é a partir de R$ 84 mil na modalidade física. 

www.viacertacursos.com.br/

SERVIÇO: 

Via Certa Educação Profissional 

Avenida Prudente de Morais, 842, Maringá/PR.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Leonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – redacao@fatoseideias.com.br 

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *