Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Para conquistar o peso ideal e uma boa idade para comercializar o gado é essencial realizar um bom processo de desmama

Para conquistar o peso ideal e uma boa idade para comercializar o gado é essencial realizar um bom processo de desmama Previous item Gigatron Franchising... Next item Cantor Zezé di Camargo é o...

A Reino Rural Saúde no Campo conta com o suplemento V.e.S Super Premium Phós que gera benefícios ao rebanho durante o desmame

Identificar qual o peso e a idade ideal para vender os bezerros é essencial para auxiliar os pecuaristas a elaborar toda programação do seu ciclo de produtividade. Muitos estudos apontam que o melhor peso para a comercialização é a partir de 6,5 arrobas, mas isso varia muito conforme cada mercado e com a região que está localizada a propriedade do produtor rural.

Outro fator que também é levado em consideração é a raça do animal, pelo fato de que cada uma possui uma rentabilidade e produtividade diferente uma da outra, além da nutrição aplicada e o seu índice de gordura. Dessa forma, todas essas considerações irão impactar diretamente no melhor momento de venda e abate do animal.

De acordo com a médica veterinária da Reino Rural Saúde no Campo – franquia especializada em produtos agrícolas – Fabiana Sabino, não existe uma regra ou qual é o momento certo de vender os animais. “Os animais são desmamados aos 8 meses de idade, esse é um período estressante que pode fazer com que alguns sofram mais do que outros, deixando aquele lote desigual e desvalorizado. Então, uma estratégia muito interessante é segurar esses animais na propriedade até os 12 meses para que, aqueles que sofreram um pouco mais se recuperem e o produtor consiga um valor melhor na hora da comercialização.”

A especialista ainda ressalta que tudo isso irá depender muito do capital que o produtor tem disponível. “Se ele estiver precisando fazer dinheiro rapidamente, ele terá que vender esses animais logo, sendo uma ótima estratégia para conseguir lucrar mais com o mesmo lote de bezerros.”

Cuidados no desmame

O processo de desmama é um momento delicado, que requer do produtor rural muito cuidado, para que o desmame seja feito utilizando a melhor técnica possível e, consequentemente, produzindo um animal melhor para a comercialização.

“O primeiro passo é separar os animais, colocando as vacas no pasto próximo onde é possível os bezerros sentirem o cheiro da mãe, ajudando a acalmar. Além disso, o pecuarista sempre deve retirar as vacas do pasto e não os bezerros, pois manter os bezerros no local conhecido deles diminui o estresse”, explica Sabino.

A médica veterinária da Reino Rural também reforça a importância de sempre fornecer dieta a vontade e água próxima dos animais. “O cocho com o sal mineral deve estar bem dimensionado para que eles não briguem na hora de se alimentar, além de não deixar faltar a suplementação.”

Comercialização

Antes de fazer a comercialização dos animais, o pecuarista deverá analisar alguns aspectos, como o peso ideal e a idade daquele lote que será vendido.

“Se eles forem comercializados aos 8 meses, o peso ideal é em torno de 6 arrobas e meia a 7 arrobas. Porém, caso sejam comercializados aos 12 meses o peso ideal é em torno de 8 arrobas”, detalha Fabiana.

Sabino ainda afirma que a maior característica que o lote de animais deverá ter para a sua comercialização é a sua uniformidade. “O lote tem que ser igualado, todos os animais com a mesma idade e o mesmo tamanho. Além disso, é muito importante avaliar a carcaça, se esses animais já estão com um bom peso, se estão bem desenvolvidos e com o desenvolvimento adequado para a idade.”

Inserção da suplementação

Durante esse processo de desmama, é essencial que o produtor rural insira na dieta do animal algum suplemento que possa contribuir para a sua evolução. Um dos indicados é o V.e.S Super Premium Phós, da Reino Rural.

“Esse suplemento contém bacitracina de zinco, que é um melhorador de desempenho. Ele aumenta a conversão alimentar e, com isso, o animal vai digerir melhor a dieta e ter mais nutrientes disponíveis. Isso ajuda o gado a se recuperar dessa fase difícil que é o desmame”, salienta Sabino. 

Nesse contexto, inserindo a suplementação durante o desmame, o lote ficará igualado mais rapidamente e o produtor irá conseguir fazer a comercialização de maneira mais ágil.

Sobre a Reino Rural Franchising

A Reino Rural chegou ao mercado em 2014 por meio do empresário Matheus Ferraz oferecendo uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) de alta qualidade visando o aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural. Em 2021 a marca se lançou no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 com retorno previsto de 4 a 6 meses. www.reinoruralfranchising.com.br

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 –  renata@fatoseideias.com.br

Leonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – redacao@fatoseideias.com.br 

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *