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Getpower Solar conta com mentor para ajudar franqueado no início da operação

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Com o objetivo principal de ampliar seu campo de visão e alcançar as metas traçadas, franquia de energia solar oferece dentro do seu suporte ao franqueado o trabalho com um mentor que orienta desde a implantação ao pós-venda 

O trabalho de mentoria no franchising não é algo novo, porém, o que tem de novo são os métodos que foram sistematizados. Algumas redes de franquias têm apostado nesse trabalho que vem sendo muito aceito pelos franqueados de forma positiva.

O compartilhamento de conhecimento e transferência de know-how é algo muito importante para quem está abrindo o próprio negócio, inclusive para aqueles que não possuem experiência alguma com gestão. A mentoria utiliza uma metodologia capaz de encurtar a curva de aprendizado do mentorado.

A franquia Getpower Solar – rede especializada em energia solar – vem adotando essa estratégia entre os seus franqueados com o objetivo de prepará-los melhor e ter um diferencial competitivo frente a todas as outras franquias, que muitas vezes trabalham sempre de maneira parecida.

“A figura do mentor é importante para manter o franqueado sempre direcionado para o que realmente deve ser, evitando a perda de tempo com ações que não geram resultado ao franqueado, e é claro, na transferência de conhecimento técnico e comercial”, afirma Victor Peixoto, CEO da franquia Getpower Solar.

O empresário cita como exemplo franqueados que após receberem um reporto sobre tudo o que tinha sido feito comercialmente até aquele momento, conseguiram visualizar, com a ajuda do mentor, que estavam indo na direção errada, comercialmente falando. Logo após recalcular essa rota e com o auxílio individual do profissional, conseguiram evoluir com o negócio.

Pesquisa realizada pela Endeavor Insight com empresas do mesmo segmento em Nova York apontou uma diferença de 30% maior de crescimento no resultado entre empreendedores que passaram por esse processo de mentoria com relação aos demais.

Como funciona esse processo?

Victor explica que na franquia Getpower esse trabalho com o mentor funciona desde a entrada da marca no franchising e atende o suporte ao franqueado. Nele, o mentor é responsável por conduzir o processo de transferência de know-how da franqueadora para o franqueado. Na chegada do franqueado à empresa o mentor faz uma reunião de kick-off, onde é apresentado todo o plano de desenvolvimento, processos pelos quais esse franqueado passará (onboarding, ongoing e gestão de performance), e até onde alcança essa assessoria do mentor.

Na fase de ongoing, que tem o período de estudo e assessoria por dois meses, o mentor fará duas reuniões semanais com pautas já pré-definidas, focando na prática de ligações inbound e outbound; desenvolvimento e aperfeiçoamento de script e cadência comercial; prática e aperfeiçoamento de técnicas de mapeamento; ensino e prática de técnicas de autogestão; rotinas; boas práticas, etc.

Já na fase de gestão de performance, o mentor tem uma rotina de encontros quinzenais e exclusivos com o franqueado, onde serão discutidos os pontos trazidos pelo empreendedor sobre a gestão da franquia, e como é possível alavancar ou melhorar ainda mais a performance dessa unidade. Basicamente, é feito um diagnóstico, em seguida traçado um plano de ação, e acompanhamento da execução deste plano.

E por fim, o mentor terá uma agenda com encontro mensal com cada franqueado, para discutir estratégia, performance ou algum assunto específico trazido pelo próprio franqueado.

“Em paralelo, o mentor está disponível em todas as fases para dar apoio na venda de projetos, participar de reuniões estratégicas com contatos estratégicos do franqueado, e também sempre disponível para esclarecimentos e direcionamentos sobre a relação franqueador e franqueado, e também franqueado e mercado. E além de tudo isso, os mentores também cumprem uma rotina semanal de treinamentos com os franqueados, tudo isso para garantir uma melhor performance.

Os atendimentos de mentoria na Getpower ocorrem de forma online, na qual as aulas de onboarding duram das 9h às 12h, de segunda a sexta-feira, ao longo de duas semanas. No ongoing as reuniões ocorrem duas vezes por semana, e duram em média entre 1 e 2 horas por dois meses. Na gestão de performance, as reuniões duram uma hora por quatro meses. Finalizado essa etapa, os encontros são mensais e duram uma hora.

“Com todo esse trabalho conseguimos assessorar de perto o franqueado no início da operação, o capacitando e preparando para o mercado do ponto de vista comercial e técnico, e gradativamente entregando independência a ele. Todos os franqueados preferiram recorrer a esse trabalho de mentoria, até mesmo aqueles que já traziam experiência no mercado fotovoltaico”, finaliza o CEO da Getpower Solar, Victor Peixoto.

Sobre a Getpower Solar 

A Getpower Solar nasceu em Vitória (ES) na união de cinco sócios com expertise no setor de energia fotovoltaica. Antes mesmo de se tornar uma rede, os sócios comercializaram R$ 70 milhões em projetos de energia solar com suas duas unidades próprias. A rede vende sistemas de painéis solares para geração de energia elétrica, na qual possibilita redução de até 95% na conta de luz e ainda é considerado uma fonte de energia limpa, com menos impacto ambiental. Em 2022 a marca migrou para o mercado de franchising com modelo de negócio home office e investimento inicial de R$ 35 mil, com prazo de retorno estimado de 6 meses. http://getpowersolar.com.br/franquia-getpower/lp3/?utm_source=assessoria 

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Elaine Rodrigues – (17) 9 9171-1771 – elaine@fatoseideias.com.br

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