Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Verão é uma das melhores épocas do ano para investir em negócio sustentável

Verão é uma das melhores épocas do ano para investir em negócio sustentável Previous item Dia Internacional da... Next item FiChips Food mostra como é...

A estação mais quente do ano também é uma excelente opção para investir em franquia de lavagem ecológica, pois o automóvel necessita de alguns cuidados especiais

Empreender no Brasil não é tarefa fácil, mas tem sido o caminho que muitos brasileiros estão buscando, seja para retornar ao mercado de trabalho ou em busca de conduzir o próprio negócio. Levantamento da Contabilizei, a partir de dados da Receita Federal, apontou que o país alcançou 2.016.481 de novas empresas abertas no primeiro semestre de 2022. Ainda segundo o levantamento, o Brasil poucas vezes alcançou a marca de 2 milhões em um único semestre. Desse montante, 78,48% são MEIs (Microempreendedor Individual).

Muitos negócios são sazonais, mas as atividades permanentes são as mais comuns para quem empreende. Outro campo que vem crescendo vertiginosamente dentro do empreendedorismo são opções de negócios sustentáveis, já que em busca de fazer sua parte na redução das emissões de gases do efeito estufa, os investidores estão numa busca consciente de melhores práticas ambientais de onde aplicar seu dinheiro.

É o caso das redes de franquias de lavagem ecológica automotiva e residencial. Não que sejam “negócios de temporada”, mas no verão costumam ter um crescimento de 35% na busca por serviços, de acordo com Henrique Mol, diretor executivo da franquia Acquazero Eco Wash, a maior rede de estética automotiva sustentável do Brasil.

“O verão é muito favorável para muitos tipos de negócios, principalmente os pequenos empreendimentos. Apesar da estação mais quente do ano estar há menos de um mês para acabar, vale lembrar que o Brasil é um país tropical, onde boa parte do ano os termômetros ficam acima dos 30 graus. Ou seja, é possível impulsionar seu negócio criando estratégias diferenciadas o ano todo”, enfatiza o empresário.

Serviço sustentável

A Acquazero tem como carro-chefe o serviço de limpeza ecológica onde é utilizado um composto de cera e apenas 300 ml de água, o que além de gerar economia de recurso hídrico, ainda garante a conservação das principais características do veículo.

Esse composto de água e cera é colocado dentro de um borrifador, na qual fará com que a sujeira de descole da superfície e fique mais fácil de ser removida. Em seguida, é passado uma flanela de microfibra sobre a área a ser limpa. Inclusive, o pneu e a caixa de roda, que é uma área onde acumulam bastante impurezas, também recebem essa técnica específica de limpeza ecológica.

Mol reforça que em um lava a jato tradicional uma lavagem comum precisa em média de 300 litros de água para lavar um veículo. Já na Acquazero, além da limpeza ecológica com menos água também é utilizado produtos biodegradáveis que ao serem descartados podem se degradar naturalmente na natureza em pouco tempo, ajudando assim na proteção do solo e lençóis freáticos.

Cuidados especiais

Assim como em qualquer época do ano, ter um veículo requer atenção especial também no verão, inclusive na manutenção.

Não basta apenas manutenção preventiva, mas também é necessário incorporar cuidados específicos e necessários, como por exemplo, evitar estacionar no sol. Mol lista alguns cuidados para a época mais quente do ano:

  • Estacione na sombra: evite estacionar o veículo no sol com frequência, porém há cada seis meses indicamos encerar o carro para manter uma camada extra de proteção. A cristalização também possibilita conservar o brilho da lataria, aumentando assim a vida útil da pintura;
  • Ar-condicionado: realmente não é nada agradável ficar em um automóvel sem ar-condicionado, principalmente naqueles dias de calorão. Daí a importância de fazer uma revisão do sistema de ar, inclusive também em épocas de baixa temperatura, tendo em vista o acúmulo de ácaros e o surgimento frequente de doenças respiratórias. 
  • Vidros: é verão, mas também tem períodos de chuva, como a que vem ocorrendo com frequência neste ano. Além de ficar atento com os limpadores desgastados que podem causar riscos no para-brisa, caso o veículo esteja com marca da chuva, que tem acidez e causa manchas na lataria e nos vidros, é possível fazer um procedimento específico de remoção do impacto da chuva ácida.
  • lavagem a seco: para reduzir as chances de desenvolver alergias respiratórias é necessário manter limpo e higienizados os sofás, poltronas, cadeiras, tapetes e colchões nas residências. Inclusive os bancos dos automóveis e as cadeirinhas das crianças. Além de remover pó, manchas e qualquer outro tipo de sujeira, ainda há o viés ambiental que possibilita o uso de menos água com o método de lavagem a seco.

“Ao abrir uma franquia é de suma importância levar em conta a força da marca, bem como a lucratividade que pode obter com o negócio. Hoje há vários tipos de negócios que além de ser investido no verão faz sucesso o ano inteiro. Porém, mais do que a sazonalidade do serviço/ produto é necessário observar outras questões, como estratégias versáteis que atendam a necessidade do mercado em todas as épocas do ano”, finaliza o diretor executivo da Acquazero, Henrique Mol.

Sobre a Acquazero Eco Wash

A Acquazero é uma rede mineira especializada em limpeza ecológica e faz parte da holding Encontre Sua Franquia. No mercado há 14 anos, é a maior rede do segmento e oferece cerca de 15 tipos de serviços automotivos. Além de contar com a limpeza, higienização e impermeabilização de estofados residenciais e limpeza para embarcações e carro-forte. Ela também é a primeira franquia do segmento automotivo a oferecer aplicativo aos franqueados e consumidores no mercado brasileiro. A Acquazero possui três modelos de negócio, entre delivery e loja física, com investimento a partir de R$ 25.600,00. www.acquazero.com 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br  

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br 

Elaine Rodrigues – (17) 9 9171-1771 – elaine@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *