Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Suplemento mineral repõe o que o gado não encontra nas pastagens

Suplemento mineral repõe o que o gado não encontra nas pastagens Previous item FiChips Food cria novo... Next item Pós-venda é essencial para...

A suplementação adequada gera maior eficiência na produção e diminui a redução na idade de abate

O desempenho do gado de corte criado apenas a pasto, geralmente, é muito limitado por conta da falta da ingestão de nutrientes essenciais ao animal. Porém, alguns produtores rurais insistem em manter somente esse tipo de alimentação, não adicionando nenhum tipo de suplementação mineral na dieta do animal, pelo fato de acharem que o produto pode prejudicar o rebanho de alguma maneira.

A suplementação animal tem o objetivo de repor todos os nutrientes, proteínas e a energia que somente o pasto não consegue levar ao animal. Além disso, com a suplementação adequada os produtores rurais conseguem uma redução na idade de abate, além de maior eficiência na produção e giro de capital.

O zootecnista da Reino Rural Franchising – franquia especializada em produtos agropecuários – Leandro Costa, afirma que manter o gado apenas com pasto ficou no passado e que hoje é essencial inserir alguma suplementação. “Com o potencial genético do gado e a tecnologia da nutrição em alta, o desenvolvimento do animal é incomparável a antigamente. Não tem a necessidade de usar nenhum tipo de estrógenos para dar ganho de peso aos bovinos.”

 

Suplementação repõe o que não tem no pasto

O pasto disponibiliza uma quantidade bem menor de nutrientes que os bovinos necessitam, com isso, é necessário incluir uma reposição de minerais. A função da suplementação, nada mais é do que suplementar, adicionar algo que está faltando, nesse caso, mais especificamente na parte de vitaminas e aminoácidos essenciais.

“O produtor ao usar a suplementação tem que sempre ter a ajuda de um profissional da área, orientando como fornecer os nutrientes, pois tanto a falta como o excesso podem prejudicar o animal. E também a alta quantidade, mesmo não prejudicando, é prejuízo ao produtor, um gasto desnecessário”, comenta o zootecnista da Reino Rural.

 

Benefícios ao produtor e ao gado

Os benefícios da suplementação são encontrados tanto para o produtor rural como para o animal.

“É gerado um aumento em até 20% no ganho de peso do animal, consequentemente aumenta o lucro do produtor rural. Além disso, também é possível citar a diminuição no tempo de abate e com os animais bem nutridos eles estarão menos suscetíveis à doenças, diminuindo o índice de infestação de parasitas”, detalha Leandro.

Vale ressaltar que nos animais criados a pasto e com suplementação, o tempo de abate diminui em torno de 350 dias, segundo Costa. “Após a desmama, os que receberam suplementação chegaram a ser abatidos um ano antes dos que não receberam suplementação.”

 

Períodos para suplementar

O ideal é que a suplementação seja fornecida ao rebanho durante o ano todo, sempre deixando à vontade no cocho para que o animal consuma de acordo com a sua necessidade. Porém, em períodos de seca é importante reforçar essa prática.

“O que acontece é que no período de seca o capim diminui sua qualidade, então o consumo de minerais no cocho pelos animais aumenta, normalmente eles então buscando a falta de nutrientes que pastagem não consegue fornecer. Muitos produtores ainda têm um certo bloqueio enquanto a isso dizendo que a suplementação deve ser feita somente em época de estiagem das chuvas, mas não é o aconselhável”, salienta Leandro.

 

Sabores da carne e leite

Outro mito que é imposto na suplementação animal é de que o produto altera os sabores da carne e do leite, porém isso não é verdade.

“A suplementação não altera em nada o sabor da carne e do leite, por ser nutrientes necessários que o animal precisa para seu desenvolvimento e nutrientes naturais que são disponibilizados na própria natureza”, finaliza Leandro.

 

Sobre a Reino Rural Franchising

A Reino Rural chegou ao mercado em 2014 por meio do empresário Matheus Ferraz oferecendo uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) de alta qualidade visando o aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural. Em 2021 a marca se lançou no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 com retorno previsto de 4 a 6 meses.

www.reinoruralfranchising.com.br

 

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Leonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – redacao@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *