Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Suplementação bovina é essencial para potencializar o desenvolvimento do rebanho

Suplementação bovina é essencial para potencializar o desenvolvimento do rebanho Previous item Gateway de pagamento e... Next item Ótica Center confirma...

Reino Rural Franchising conta com uma gama de suplementos minerais bovinos, cada um com suas características e objetivos de resultados

O Brasil continua sendo um dos países com mais força no agronegócio mundial, além de ser um dos maiores produtores de carne bovina. Com isso, recentemente, o país atingiu um patamar histórico na quantidade de cabeças de gado e no volume de vendas de suplementos minerais.

O rebanho bovino chegou à marca de 224,6 milhões, ou seja, a quantidade de boi é maior do que a de pessoas no país, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE. O levantamento também aponta que o crescimento do rebanho bovino no Brasil foi de 3,1% em 2021, atingindo o maior número de cabeças de gado desde 1974. Esse é o maior rebanho comercial do mundo, fazendo do Brasil o maior exportador de carne bovina.

O país também registrou alta na venda de suplementos. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram), o Brasil vendeu 2,55 milhões de toneladas de suplementos minerais no ano passado, um crescimento de 6,6% comparado ao ano de 2020. O total de animais suplementados também cresceu, quebrando o recorde dos últimos cinco anos, sendo de 68,3 milhões de animais, aumento de 5,6%.

 

Importância da suplementação

Para manter a produção em alta escala e oferecer uma carne de qualidade ao mercado nacional e internacional é necessário manter a suplementação do animal, para que ela possa suprir a exigência nutricional, onde somente a pastagem não é capaz de atingir o nível necessário.

O zootecnista da Reino Rural Franchising – franquia especializada em produtos agropecuários – Leandro Costa, explica que ao suplementar o animal é ofertada a totalidade de demanda nutricional para a manutenção do crescimento e engorda. “Assim permitimos o ápice de expressão do seu potencial genético. Muitas vezes o consumo do suplemento resulta em diminuição da ingestão de forragem, devido ao efeito de substituição.”

O profissional também esclarece que a deficiência de núcleos vitamínicos em bovinos reflete diretamente no organismo e no sistema produtivo. “Podemos citar consequências relacionadas a alterações no desenvolvimento ósseo em animais jovens, redução da produção em adultos, redução da ingestão de alimentos, perda de peso, redução de fertilidade, alterações ósseas e de apetite.  Em geral, a forma para reverter os casos clínicos é baseada em suplementos nutricionais.”

 

Recomendações

A suplementação em bovinos já deve ser fornecida dentro da barriga da mãe, pois quando uma vaca está prenha ela precisa estar bem nutrida e mineralizada.

“Quando a vaca está prenha ela já começa a passar alimento ao feto, ou seja, necessita de vários elementos para se desenvolver corretamente, como cálcio, fósforo e outros. Após nascer, os minerais devem ficar à vontade no cocho sempre que o animal tiver vontade de lamber”, explica Leandro.

Costa ainda diz que na alimentação de bovinos não pode faltar minerais, vitaminas e aminoácidos onde sua junção é fundamental para o desenvolvimento do animal. “A dieta básica que nunca pode faltar são:  sódio, cálcio, fósforo, cloro, potássio, magnésio, enxofre e vitaminas A, D e além dos aminoácidos essenciais que são encontrados em nossos núcleos.”

O zootecnista da Reino Rural ainda alerta que quando o produtor rural for inserir suplementação na alimentação de um bovino, ele deve procurar a orientação de um profissional da área. “A suplementação mineral é essencial para bovinos, sua falta pode causar vários danos, mas também seu excesso ou o desequilíbrio entre os elementos fornecidos pode causar tantos danos quanto a sua falta.”

 

Linha completa de suplementos bovinos

A Reino Rural produz uma variedade de suplementos minerais específico para bovinos, dentre eles estão:

VeS Alho: é um produto natural sem qualquer restrição de consumo de carne e leite, onde é usado no controle da mosca-dos-chifres, mosca-dos-estábulos e para o controle do carrapato, uma vez que seu uso tem aumentado em 20% o potencial de produção dos bovinos.

Combate ou Gold: usado para o controle específico de carrapatos, um suplemento à base de enxofre, com várias vitaminas e aminoácidos essenciais aos bovinos.

Phós: esse núcleo é usado como fonte de cálcio e fósforo para bovinos, além de outros elementos que os animais não conseguem retirar naturalmente da natureza. É usado para qualquer faixa etária dos bovinos. Além de melhorar o sistema digestivo dos animais e o sistema imunológico.

A D E: suplemento utilizado para suprir as deficiências dessas vitaminas, geralmente, quando o animal apresenta sinais de raquitismo ou magreza. Auxilia na conversão alimentar e ganho de peso. Pode ser usado em todas as faixas etárias dos bovinos.

Toxi-Plus: tem a finalidade de combater a intoxicação em bovinos, principalmente por ervas daninhas, destacando a metionina aminoácido que atua no metabolismo de gorduras e proteínas no fígado. Esses nutrientes têm por finalidade evitar o acúmulo de gordura e atuar na mobilização de agentes tóxicos do fígado, além de facilitar a eliminação da bile, permitindo um melhor funcionamento do órgão.

Cio Plus: suplemento indicado para novilhas ou vacas em ausência de cio, tendo como destaque o selênio. É um mineral essencial para uma ampla gama de processos biológicos em bovinos incluindo: crescimento, produção de leite, imunidade e reprodução.

Mast Plus: indicado para prevenção de mastite onde a Niacina ou Vitamina B3 age intensamente no controle das infecções do teto, através do aumento da eficiência alimentar e a redução da mobilização da gordura corporal, conseguindo evitar em até 70% esses traumas causados pela doença.

V e S Leite: suplemento a base de cálcio, fósforo, proteínas, vitaminas do complexo B, A, D, E e aminoácidos usado para vacas em lactação, sua função é aumentar a conversão alimentar e melhorar o aproveitamento dos alimentos, aumentando em até 20% a produção leiteira.

V e S Engorda: suplemento vitamínico indicado para bovinos para engorda, em fase final (destinado ao abate) destacando a virginamicina, onde sua função é fazer a quebra das partículas dos alimentos para melhor absorção pelo animal, além de possuir probióticos para normalizar a fermentação do Rúmen.

 

Sobre a Reino Rural Franchising

A Reino Rural chegou ao mercado em 2014 por meio do empresário Matheus Ferraz oferecendo uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) de alta qualidade visando o aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural. Em 2021 a marca se lançou no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 com retorno previsto de 4 a 6 meses.

www.reinoruralfranchising.com.br

 

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Leonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – redacao@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *