Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Suplementação correta e adequada contribui para manter a boa saúde dos equinos

Suplementação correta e adequada contribui para manter a boa saúde dos equinos Previous item Com investimento a partir... Next item Estreante, BidonCred...

Reino Rural conta com uma linha de produtos suplementares para cavalos, cada um possuindo uma finalidade na saúde do animal

Os equinos, são animais que aparentam estarem bem de saúde com uma certa naturalidade. Isso se deve ao fato de que, quando estão com a pele macia e brilhosa, estrutura muscular bem definida e a crina bem cuidada, significa que eles estão com uma boa nutrição. Porém, se não houver uma alimentação adequada e balanceada, essas características não estarão presentes.

Alguns sintomas podem demonstrar que o animal não está com a alimentação devida. Se verificar que os cavalos estão com os pelos secos e com queda acentuada, emagrecimento ou dificuldade para engordar, problema para emprenhar ou baixa qualidade do sêmen, são alguns sinais de que o animal está com deficiência de nutrientes.

Ou seja, da mesma forma que os humanos necessitam de vitaminas e nutrientes para o bom funcionamento do organismo, os equinos também precisam. As vitaminas e nutrientes desempenham uma função muito específica e importante no metabolismo, por isso, são ingeridos apenas via suplementação.

Viviane Henriques, diretora executiva do Reino Rural Saúde no Campo – rede de franquias de produtos agropecuários – explica que os equinos são animais herbívoros e monogástricos, tendo uma alimentação constituída basicamente por pastagem e água. “Por isso, a suplementação tem a vantagem de suprir os nutrientes deficientes do pasto, inclusive em épocas de estiagem.”

 

Importância da suplementação para equinos

É importante os cavalos terem suplementação pelo fato da alta carga de atividade física a que são submetidos. É importante ressaltar que se deve sempre levar em consideração as necessidades ideais de proteínas, vitaminas e minerais, juntamente com as diferenças que em cada um deles possuem, como crescimento, lactação e atividades físicas.

Viviane destaca que uma boa suplementação também é importante para trazer melhorias na digestão, pois os cavalos tendem a desenvolver problemas gastrointestinais. “O estômago dos equinos é menor em relação ao tamanho do animal, com isso, é importante adotar alguns cuidados, como a prática de exercícios e a frequência correta da alimentação para o bom desenvolvimento e melhor desempenho.”

Para equinos atletas, ou seja, os que são treinados para competições como corridas, superação de obstáculos e outros, a suplementação é ainda mais importante. Isso porque, ao adicionar produtos suplementares na alimentação do cavalo, ela irá contribuir para expressar todo potencial genético.

“Adicionar uma suplementação na dieta do animal, não ajuda apenas a potencializar a sua genética, mas também para proporcionar um desempenho máximo nas competições, para reprodução, trabalho e durante a sua recuperação”, explica a diretora executiva do Reino Rural.

 

Benefícios dos nutrientes

Viviane Henriques detalha que a suplementação pode levar diversos benefícios aos equinos, como o aumento da força e resistência, além de promover:

  • Recuperação após exercícios;
  • Proteção celular;
  • Otimização do metabolismo da fibra muscular;
  • Prevenção da degradação protéica, que pode deixar o animal vulnerável a diversas doenças;
  • Melhoria no sistema imunológico.

Produto contribui para a suplementação

A suplementação alimentar para os equinos é composta por inúmeros e diferentes nutrientes. Por isso, é possível ajudar esses animais em diversos fatores, seja na gestação, perto de uma competição e no seu bem estar em geral. A suplementação pode e deve ser incluída sempre que for necessário, seja qual for a idade do animal.

Com isso, o Reino Rural desenvolveu três suplementos para cavalos, pensando justamente em todas as fases da vida do animal. Os produtos disponíveis para os equinos na rede são: AeS Super Premium Horse Competição, AeS Super Premium Horse Crescimento e AeS Super Premium Horse Manutenção.

O Super Premium Horse Competição tem o objetivo de gerar mais potência e resultados ao animal. Além disso, o suplemento conta com creatina, para promover o aumento de massa e, consequentemente, a explosão muscular em exercícios de alta intensidade e curta duração.

“Além de melhorar a parte muscular do animal, gerando intensidade para as competições, esse suplemento propicia uma melhora no desenvolvimento e funcionamento do sistema imunológico, pois possui propriedades desintoxicantes do sistema hepático. Vale ressaltar que ele também proporciona o crescimento do casco, da crina, da cauda e da pelagem”, explica Viviane.

Já o Super Premium Horse Crescimento além de possuir a finalidade de ajudar no desenvolvimento do animal, ele também gera um equilíbrio nutricional dos potros. O produto suplementar supre as maiores exigências de fósforo de animais em crescimento, assim como o cálcio.

“Promove em cavalos jovens o maior ganho de massa muscular e menor armazenamento de gordura. Além disso, esse suplemento auxilia nos processos de reprodução, imunidade, proteção e antioxidantes”, detalha a diretora executiva.

Por fim, a rede conta com o Super Premium Horse Manutenção, que promove ao animal mais força e pelos brilhantes. Esse suplemento contém alta concentração de cálcio e magnésio, responsáveis por fazerem toda a parte da estrutura óssea dos equinos.

“A sua função é de auxiliar na produção de células do sangue e DNA, aumentando a produção de energia. Ele também conta com alanina, importante para evitar a fadiga do músculo”, comenta Viviane Henriques.

 

Potencial de venda

Os produtos para suplementação de equinos registraram um grande aumento na procura nos últimos meses, justamente pelo fato dos produtores perceberem a grande necessidade de oferecer os nutrientes necessários para os animais.

“O percentual de venda dos nossos produtos para equinos vem aumentando consideravelmente. Um dos motivos é a maior divulgação dos resultados que esses suplementos alcançam. Em abril deste ano, o percentual chegou a 23% das nossas vendas”, finaliza Viviane.

 

Sobre a Reino Rural Franchising

A Reino Rural chegou ao mercado em 2014 por meio do empresário Matheus Ferraz oferecendo uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) de alta qualidade visando o aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural. Em 2021 a marca se lançou no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 com retorno previsto de 4 a 6 meses. www.reinoruralfranchising.com.br

 

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 –  renata@fatoseideias.com.br

Leonardo Lino – (17) 99171-1771 – redacao@fatoseideias.com.br

 

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *