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Negócios escaláveis e com renda recorrente chamam atenção no mercado de franquias

Com processos organizados e estruturados, o Best Gourmet Club é um aplicativo por assinatura com faturamento previsível

A possibilidade que uma empresa tem de crescer, agregar valor ao seu negócio e atender as demandas dos clientes sem aumentar expressivamente os seus custos chamam a atenção no mercado de franquias. Esses são os chamados negócios escaláveis, ou seja, aqueles criados visando a expansão, aumento do número de clientes e de faturamento. Além disso, costumam utilizar a tecnologia para oferecer serviços ágeis e de qualidade, sem a necessidade de uma grande estrutura para funcionar.

De maneira geral, a escalabilidade é a possibilidade de a empresa crescer em número de clientes e faturamento, sem precisar aumentar os seus custos mensais. Isso ocorre quando ela consegue oferecer serviços que interessam ao consumidor, mas que não demandam de uma grande equipe ou muitos equipamentos.

É o caso da franquia Best Gourmet Club, aplicativo de assinatura que permite ao consumidor ter acesso a um clube de descontos nos melhores restaurantes das cidades brasileiras. Com baixos custos operacionais, já que não requer aluguel, equipe ou estoque, o negócio possui uma lucratividade escalável que possibilita a previsão de faturamento, já que trabalha com renda recorrente, aquela gerada para a empresa por meio do modelo comercial de assinatura, plano ou mensalidade.

Nesse caso, os produtos e serviços são pagos pelo cliente mensalmente ou por outra periodicidade determinada. São os chamados negócios recorrentes, que se baseiam na venda periódica de produtos ou serviços com facilidade de renovação e cancelamento.

“Com os clientes usando o serviço todos os meses não há a necessidade de reconquistá-los, o que consequentemente gera uma receita mensal ao franqueado de forma previsível e ainda mais segura”, explica Felipe Meciano, sócio fundador da empresa. O trabalho do empreendedor se volta para a captação de novos clientes, gerando uma oportunidade de aumentar ainda mais seu faturamento.

O interessante é ter a chance de pagar todos os custos fixos e obter lucro apenas com as anuidades, mas é nas porcentagens cobradas que se encontra o maior retorno financeiro. Cada negociação realizada dentro da plataforma rende um valor ao franqueado. Ou seja, quanto mais negócios realizados e mais empresas cadastradas, mais a unidade fatura.

Mas é preciso um cuidado extra e muita atenção, já que um negócio escalável precisa ter processos bem definidos, para possibilitar que as atividades sejam ensinadas para outros profissionais, serem facilmente replicadas para outros ambientes ou pessoas, utilizando a receita já existente.

Felipe Meciano conta que a princípio o negócio surgiu como um bloco de voucher de descontos. “Contudo, fomos acompanhando a evolução tecnológica do mercado e o comportamento do nosso cliente, e assim, em 2018 nós lançamos a versão online, o APP Best Gourmet Club. Claramente, esse é um caminho sem volta e com enorme potencial e oportunidade para as plataformas digitais”.

 

Franquia 100% digital

Pensando sempre em inovar, em 2020, o empresário resolveu junto ao sócio, expandir a empresa e entrar no franchising. Com uma operação simples, mas promissora, eles decidiram focar no formato 100% digital!

Assim, o franqueado pode atuar home office e precisa apenas de um celular e um computador para trabalhar. E o trabalho em si, consiste em mapear os melhores restaurantes e oferecer a parceria com o app – posteriormente ele cadastra os parceiros e começa a fazer ações de divulgação e venda. O marketing, a atualização do aplicativo e as campanhas de tráfego pago para vendas no digital, ficam sob responsabilidade da própria franqueadora.

“Atualmente contamos com 12 franquias ativas presentes em 14 cidades e nove estados brasileiros, além de quatro unidades próprias e a loja física (matriz) em Cuiabá (MT). Conquistamos mais de 60 mil clientes, e temos 800 restaurantes parceiros. A expectativa é encerrar 2022 com mais 30 operações ativas”, declara o empreendedor.

O uso das plataformas digitais está cada dia mais presente na vida do consumidor, e isso faz com que empreendedores visualizem uma grande oportunidade para ganhar dinheiro. “E essa questão unida a outras frentes, vem impulsionando o Best Gourmet a ganhar cada vez mais espaço no franchising e no mercado como um todo. É uma condição perfeita que une o melhor dos dois ‘mundos’. Se por um lado o cliente busca facilidade, comodidade e preço bom, por outro, há a nossa franquia que oferece justamente isso”, finaliza.

 

Investimento acessível e bons lucros

Para aderir a uma franquia, é necessário realizar o investimento inicial de R$ 26.800,00 para cidades de até 100 mil habitantes. O valor inclui taxa de franquia, capital de giro e custos de implantação. Já o faturamento médio estimado, varia de: R$ 3 mil a 10 mil por mês, com prazo de retorno estimado entre 6 a 14 meses.

 

Sobre o Best Gourmet Club

O Best Gourmet Club é um aplicativo de assinatura que dá acesso ao clube de descontos nos melhores restaurantes das cidades. O negócio foi criado em 2015 pelos empresários Oliver Dias e Felipe Meciano e chegou ao mercado como um bloco de voucher de descontos voltado à boa gastronomia após experiência vivida por ambos na Europa. Com a evolução do negócio, em 2018 foi lançada a versão tecnológica, o APP Best Gourmet Club. Em 2020 a marca se lançou como franquia com uma operação 100% digital e investimento a partir de R$ 26.800,00. Com baixos custos operacionais, já que não requer aluguel, equipe ou estoque, o negócio possui uma lucratividade escalável que possibilita a previsibilidade de faturamento já que trabalha com assinatura recorrente de clientes. Até hoje já são contabilizados mais de 900 restaurantes parceiros, mais de 30 mil assinaturas, e gerados R$ 1,5 milhão em economia para os clientes, e para os restaurantes parceiros um faturamento médio 3x maior. www.bestgourmetclub.com.br/

 

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