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Marketing de conteúdo potencializa mercado de franquias

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Canais como Youtube, promovem resultados reais em faturamento

Artigos, e-books, redes sociais, vídeos; são diversos formatos que podem ser explorados no marketing de conteúdo. O sistema – cada vez mais buscado – nada mais é do que uma estratégia de marketing onde são oferecidos conteúdos interessantes e relevantes de uma determinada empresa/marca, para o público-alvo, mas sem falar explicitamente sobre ela.

No franchising, a metodologia é muito buscada pelas franqueadoras como estratégia de expansão. “Em comparação ao marketing tradicional, o de conteúdo traz mais resultado por ser muito direcionado ao público de interesse. Os empresários veem o potencial e apostam nesse formato, pois conseguem conquistar franqueados por todo território nacional diante de um investimento relativamente baixo”, aborda Henrique Mol, diretor da NX Franquias (Núcleo de Expansão de Franquias), especializada em expansão de negócios e soluções de mídia para redes de franquias.

Em alta

A pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Venda no Brasil, realizada em parceria entre o Mundo do Marketing, Resultados Digitais, Vendas B2B e Rock Content, mostra que o marketing de conteúdo segue em alta no mercado empresarial. O estudo mostra que 73,5% das empresas focam na produção de conteúdo e na infraestrutura para divulgar materiais, como blogs e sites (56,1%), redes sociais (59,6%) e vídeos (39,3%). Há também uma aderência às tendências do mercado, como patrocínio de influenciadores, mencionado por 20,4% dos participantes.

Comunicar para conquistar

Classificado também como content marketing, o marketing de conteúdo, segundo Mol, consiste em munir as pessoas de informação para fazer com que futuramente elas não só respeitem a marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes e franqueados.

“Essa ação gera vendas qualificadas e com altas taxas de conversão porque a estratégia em si, além de focar na persona da marca, – ou seja, vai direto a quem realmente pode ter algum interesse, evitando abordar clientes que não tenham perfil e exijam gastos maiores – fornece ainda, informações relevantes para as pessoas acompanharem durante toda a jornada de compra”, explica.

O diretor fala que o processo, em suma, no caso das franquias, permite com que o potencial franqueado identifique um problema que ele tem, o ajuda a resolver a partir da aquisição da franquia, e posteriormente fixa a marca na mente dela. Processo, no qual, permite com que a franquia entregue potenciais clientes muito mais maduros e que já entendem porque precisam da franquia para o time de vendas.

“É muito mais eficiente e econômico, do que ter aquele modelo de equipe de vendas que trabalha na prospecção por telefone, por exemplo. Desse modo, é possível facilitar a rotina desses profissionais, já que eles podem focar os esforços em interessados com real potencial de compra. Ou seja, depois de qualificar os leads, a expansão/vendas pode telefonar para os contatos que mais se engajaram com os materiais, aumentando a produtividade e as oportunidades de fechar negócio”, ressalta.

Tipos de estratégia de Marketing de Conteúdo

E em uma estratégia de conteúdo, são diversas ferramentas para abordagem. Entre as principais, Mol destaca: Vídeos; Artigos em portais ou blogs parceiros; Blog; Redes Sociais; Email Marketing; Newsletters.

Comunicação alinhada

Quando toda essa comunicação é alinhada, os resultados, segundo Henrique, são ainda mais surpreendentes. “Há clientes nossos como a Rap Chef, StartupWin, Primeiro Mundo, Ponto Tv, entre outros que chegaram a crescer, em menos de 6 meses, o equivalente a 100% de faturamento, por exemplo, com o marketing de conteúdo, tendo o Youtube e alguns outros nossos canais como meios de divulgação, comenta”.

Popularidade dos vídeos

E falando em Youtube, o empreendedor ressalta que atualmente os vídeos se tornaram tendência. De fato, Youtube é o segundo site mais acessado do mundo (perde apenas para o Google) e, evidentemente, possui um número de “visitas” muito grande. Segundo dados do próprio YouTube para a imprensa, o site tem mais de 2 bilhões de usuários e mais de 70% dos acessos são feitos via dispositivos móveis.

De acordo com informações da SimilarWeb, o tempo médio de visita é mais que o dobro do recebido pelo Google, chegando a 22 minutos e 40 segundos. Inclusive, a rede social também supera o site de buscas no número de acessos orgânicos, que totalizam impressionantes 99,77%.

Henrique possui um canal na plataforma onde compartilha conteúdo sobre o setor de franquias. Atualmente são mais de 15 mil inscritos e mais de 70 mil visualizações por mês. “O investidor antes de comprar uma franquia, pesquisa bastante e reúne o máximo de informações possíveis. E através do vídeo, ele consegue isso numa linguagem mais simples de ser compreendida, fora que, as pessoas, de fato, dão preferência pelo vídeo porque enquanto fazem algo, conseguem assistir ao mesmo tempo. Por isso, o nosso canal vem crescendo tanto, e se tornando uma referência no franchising”, comenta.

Mas se o conteúdo de audiovisual é o preferido da audiência, sites especializados completam a experiência do interessado que está “navegando” com o intuito de comprar uma marca. O empresário explica que os sites possuem credibilidade e, por isso, quando uma empresa é mencionada nessas plataformas informativas, as chances de vendas aumentam consideravelmente.

Por isso, recentemente a NX Franquia lançou um site também com foco em franquias para divulgar as principais novidades e informações deste mercado; o Portal Top Franquias. Em apenas três meses, o site recebeu mais de 14.110 mil visitas e mais de 50 investidores.

“A comunicação das empresas precisa receber a atenção necessária para garantir resultados e, o marketing de conteúdo para franquias é um grande aliado na construção de imagem, fidelização de clientes e crescimento do negócio. Investir nesses canais é essencial para quem trabalha com franquias; é sem dúvidas uma estratégia que agrada os consumidores e traz resultados reais às empresas”, finaliza.

 

Sobre a NX Franquias

O NX Franquias – Núcleo de Expansão de Franquias foi criado em 2021, ainda em meio à pandemia, como objetivo oferecer ao mercado soluções para empresas que querem transformar seu negócio em rede de franquias, franqueadoras que querem expandir seus negócios e empreendedores que querem ter o seu negócio através do sistema de franquias. Fazem parte do projeto a Feira Virtual de Franquia, a FranchiseB2B, Canal Henrique Mol, Portal Top Franquias e FXF – Formatação e Expansão de Franquias. Conduzido por Henrique Mol e Ricardo Branco, experiente no setor de franquias, faz parte dos negócios da holding Encontre Sua Franquia, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

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Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

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