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Internacionalização: Acquazero aposta no mercado internacional para expandir a marca

Com um mercado consolidado no Brasil, maior franquia de estética automotiva do Brasil busca atrair investidores que queiram investir em outros países; Objetivo é abrir mais sete unidades este ano em países como Portugal, Espanha, Colômbia, Paraguai, México

A economia sofreu sérios danos no mundo todo no último ano devido à pandemia da Covid-19. Porém, no Brasil e nos Estados Unidos o mercado de franquia tem se mostrado consolidado em alguns segmentos e tiveram menos danos durante essa época de crise.

Segundo estudo divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), a Acquazero – especializada em limpeza ecológica automotiva – foi destaque no ranking das 50 Maiores Redes de Franquias, como a marca que registrou maior crescimento entre as Top 50 no ano passado. A rede cresceu 152% em número de unidades (388), o que lhe concedeu a 43º posição. Em 2019 ocupava o 111º lugar.

Para atingir esse salto, a rede investiu fortemente em marketing, aplicativos e tecnologia, e teve intensa atuação residencial, através da higienização de sofás, que cresceu muito na pandemia, um dos novos serviços acrescentado no portfólio da marca e que foi bem aceito entre os franqueados e clientes.

Com a marca consolidada, a franquia Acquazero espera crescer ainda mais no Brasil e começa a focar no mercado internacional. A ideia é atrair empreendedores que queiram investir em outros países.

 

Em terras estrangeiras

O projeto de internacionalização começou em 2019 com a participação da equipe de expansão da marca em visitas a vários países como China, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Paraguai e Argentina para conhecer melhor o mercado, concorrência, formatos utilizados, e ainda realizar networking com outras redes franqueadoras.

“Trabalhamos muito em sinergia com a ABF e APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em programas realizados por eles e conhecimentos transferidos, buscando maior entendimento para assertividade na internacionalização”, relembra o diretor executivo da Acquazero, Henrique Mol.

Tal façanha possibilitou que em outubro de 2019 a marca abrisse a primeira unidade internacional em Gainesville, Flórida, nos EUA. Uma nova operação está em fase de implantação na cidade de Orlando, também no país norte-americano. Ambos os empreendimentos são encabeçados por brasileiros. Santo Domingo, capital da República Dominicana, também receberá em breve uma operação da franquia, que já está em fase de implantação. O negócio tem a frente um franqueado local.

Mol revela que a franquia tem interesse em abrir novas operações, ainda este ano, por países como Portugal, Espanha, Colômbia, Paraguai, México, Chile, além de continuar crescendo pelos Estados Unidos.

“Os países foram selecionados baseado em sinergia de idioma e no caso dos EUA, potencial de crescimento do negócio no seu mercado. A rede projeta abrir ao menos sete operações no exterior até o final do ano. Em algumas delas já estamos em processo de negociação com alguns investidores interessados no modelo de negócio proposto pela Acquazero.

 

Modelo de negócio internacional

O modelo de negócio internacional da Acquazero é o mesmo formato trabalhado no Brasil: o delivery, porém se adequando a realidade de cada país. Os franqueados dos Estados Unidos usam uma van personalizada para atender o cliente onde ele estiver. No Brasil, esse trabalho ocorre com o auxílio de uma moto para facilitar o deslocamento no trânsito.

A taxa de investimento é baseada no potencial de cada mercado, tendo um investimento médio total de U$S 8 mil a U$S 50 mil.

A cada novo país a franqueadora cria uma estrutura interna dedicada a atender esses locais, como no marketing e tecnologia para questões relacionadas ao e-commerce e ao uso do app exclusivo da rede.

“Apesar de ser um mercado muito diferente ao do Brasil, estamos confiantes que nossa operação caiba em qualquer lugar do mundo, levando em conta a preocupação mundial por soluções em serviços que protejam o meio ambiente. Entendemos grande potencial da marca na expansão internacional pela baixa complexidade comparado a outros negócios que temos internamente”, avalia o executivo.

Com o início da pandemia, no ano passado, a rede integrou aos serviços oferecidos limpeza de embarcações, aeronaves e serviços residenciais (home care). Todos eles seguindo a premissa da marca de utilizar produtos ecologicamente corretos, como o caso de serem biodegradáveis, além da pouca utilização de água.

A Acquazero já atendeu cerca de 120 mil clientes com 58 tipos de serviços e 170 milhões de litros de água economizados. A cada carro lavado, 320 litros de água são economizados.

Desde 2010 no mercado de franquias, e hoje fazendo parte da holding Encontre Sua Franquia, Mol revela que a expectativa é fechar 2021 com 800 operações e faturamento de R$ 80 milhões.

Sobre a Acquazero

A Acquazero é uma rede mineira especializada em limpeza ecológica automotiva e faz parte da holding Encontre Sua Franquia (www.econtresuafranquia.com.br). No mercado há mais de 10 anos, é a maior rede do segmento e oferece cerca de 15 tipos de serviços automotivos, e no segundo semestre de 2020 agregou novos serviços para atendimento home care, embarcações e aeronaves. Ela também é a primeira franquia do segmento automotivo a oferecer aplicativo aos franqueados e consumidores no mercado brasileiro. Com mais de 460 operações, a Acquazero oferece quatro modelos de negócio com investimento a partir de R$18 mil (home office). https://acquazero.com/

 

Informações para a imprensa

Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17)9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

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