Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Limpeza Ecológica: Qualidade e custo-benefício aliados ao meio ambiente

Limpeza Ecológica: Qualidade e custo-benefício aliados ao meio ambiente Previous item Estado da Bahia abre... Next item Filhas de agricultores...

Além do carro limpo por mais tempo, produtos utilizados criam capa protetora que expelem sujeiras e protegem lataria do sol; Confira demais benefícios

A preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade está mais presente nas ações e escolhas das pessoas, marcas e empresas no Brasil. Uma pesquisa realizada pela Toluna, empresa de estudos com consumidores, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – FGV mostra que 75% das pessoas mudaram de alguma forma seus hábitos de consumo devido a preocupações com o planeta.

À medida que o hábito de consumo consciente vem crescendo, a limpeza ecológica, conhecida também, como lavagem a seco, acompanha o crescimento.  A modalidade que busca utilizar o mínimo de água possível durante a lavagem de um veículo, surgiu há alguns anos no mercado e se popularizou de vez em 2015, quando o Brasil passou por uma intensa crise hídrica.

Henrique Mol é diretor executivo da Acquazero Eco Wash, franquia especializada em limpeza ecologia automotiva – uma das pioneiras no país. Com mais de 480 unidades, ele conta que nos últimos dois anos, a busca pelo serviço cresceu 300% – só no nordeste foi de 200%. A tendência é de que cresça mais de 200% a médio prazo.

“As pessoas estão priorizando produtos e serviços sustentáveis, e no caso da limpeza ecológica, elas visualizam a união de boas práticas. Isso porque conseguimos entregar um serviço de qualidade e ainda contribuir positivamente para o meio ambiente”, explica Henrique.   

Em 2020, a rede até integrou aos serviços, limpeza de embarcações, aeronaves e serviços residenciais. Todos eles seguindo a premissa da marca de utilizar produtos ecologicamente corretos.

 

Qualidade aliada ao uso responsável de água

 Mol relata que o sistema de limpeza vem provando ser tão, ou mais eficaz, quanto à limpeza tradicional – inclusive, por um preço acessível. Conjuntura que vem conquistando cada vez mais consumidores.

“Na Acquazero nós utilizamos apenas 300 ml de água para a limpeza completa de um veículo. Junto à água, são inseridos alguns produtos químicos, também ecologicamente corretos. Essa mistura é poderosa e remove completamente a sujeira”, explica o empresário.

Custo-benefício

Os preços para o serviço variam de R$40 a R$75 – os valores são fixados de acordo com o tamanho do veículo e a quantidade de sujeira a ser eliminada. Praticamente o mesmo preço para uma limpeza normal, porém, com alguns extras.

O executivo argumenta que a limpeza ecológica mantém o carro limpo por mais tempo porque os produtos utilizados criam uma capa protetora que expelem sujeiras e protegem a lataria do sol.

“É uma proteção extra. Por conta disso, o carro fica com aparência de novo por muito mais tempo e pode ser lavado com menos frequência. Além de gastar menos dinheiro, o nosso cliente economiza o tempo dele. O custo-benefício compensa muito”, conta Mol.

Mitos e verdades sobre Limpeza ecológica

Mas os benefícios não se resumem a isso. A metodologia aplicada no exterior dos veículos é utilizada ainda, no interior. No caso da Acquazero, são mais de 15 procedimentos de conservação e restauração automotiva oferecidos ao mercado cumprindo à risca protocolos de sustentabilidade.

E embora esses serviços estejam conquistando cada vez mais adeptos, Henrique relata que diversos mitos e verdades ainda são questionados. Por isso, ele desmistifica alguns pontos e, de quebra, exalta outros:

1-      Risca o carro e danifica a pintura. Mito!

O serviço de lavagem a seco não causa riscos ou arranhões na pintura. Como o procedimento é feito com um composto à base de cera de carnaúba, o produto age como um lubrificante e evita o atrito do pano usado na limpeza e a lataria.

Aliás, o composto amolece a sujeira e torna a remoção ainda mais fácil.

2-      Proteção extra à lataria do veículo. Verdade!

A cera de carnaúba utilizada no método a seco é a mesma matéria-prima do produto empregado em um enceramento profissional. Por isso ao lavar a seco, a lataria do veículo é limpa e encerada ao mesmo tempo.

Ao final do procedimento, a pintura recebe uma película protetora que blinda a lataria contra arranhões leves e a luz do sol. Além disso, repele a poeira e a água e realça a pintura gerando um brilho mais intenso.

3-      Danifica rodas e calotas. Mito!

Na Acquazero, todas as unidades utilizam flanelas especiais e limpa-rodas específicas e eficientes para a limpeza. Nenhum dano é causado às rodas e calotas do veículo.

  • Economiza água mesmo? Verdade.

Em média, utiliza-se de 200 a 300 litros de água nas limpezas convencionais para lavar um único veículo. Na Acquazero, 300 ml é o suficiente. Então com certeza, economiza-se e muito água.

  • Ajuda a prevenir o mofo. Verdade.

 

Ao dispensar o uso excessivo de água, é possível evitar o aparecimento de mofo. A umidade gerada pelo uso da água nos estofados, em médio ou longo prazo, ou quando a secagem não é feita da forma devida, promove o surgimento de fungos que levam ao mofo. Os produtos da lavagem a seco, por outro lado, contêm agentes protetores que diminuem a probabilidade de aparecimento desse problema.

6-      Atendimento delivery. Verdade

O serviço de lavagem a seco pode ser realizado via delivery sim. A lavagem é realizada no local onde está localizado o veículo do cliente, seja em residência, na rua ou no local de trabalho. 

Por exemplo, na Acquazero, os clientes podem realizar a solicitação da lavagem a seco via aplicativo próprio da rede. O franqueado responsável pela franquia mais próxima se deslocará para realizar o atendimento solicitado. 

“O consumo consciente significa consumir melhor e diferente, sem excessos, para que todos vivam com mais bem-estar hoje e no futuro. A limpeza ecológica faz parte desse contexto, e não só promove vantagens ao meio ambiente, como também, comprovadamente ao consumidor”, finaliza Henrique.

                                                         

Sobre a Acquazero

A Acquazero é uma rede mineira especializada em limpeza ecológica automotiva e faz parte da holding Encontre Sua Franquia (www.econtresuafranquia.com.br). No mercado há mais de 10 anos, é a maior rede do segmento e oferece cerca de 15 tipos de serviços automotivos, e no segundo semestre de 2020 agregou novos serviços para atendimento home care, embarcações e aeronaves. Ela também é a primeira franquia do segmento automotivo a oferecer aplicativo aos franqueados e consumidores no mercado brasileiro. Com mais de 420 operações, a Acquazero oferece quatro modelos de negócio com investimento a partir de R$18 mil (home office). https://acquazero.com/

 

Informações para a imprensa

Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17)9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *