Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Como definir a melhor alternativa de crédito para o momento da empresa

Como definir a melhor alternativa de crédito para o momento da empresa Previous item Via Certa conta que... Next item Franquia Encontre Sua...

Franquia NexB Valor Negócios, especializada em fusões e aquisições, crédito e consultoria de negócios, mostra o que as empresas devem analisar antes de solicitar o crédito e também como uma consultoria financeira poderá auxiliar que a empresa saia do sufoco

As empresas brasileiras já vêm sentindo o reflexo causado pelo novo coronavírus, principalmente os pequenos e médios negócios que buscam por alternativas para conseguir pagar despesas básicas como aluguel, luz e água, bem como o salário dos funcionários e pagamento de fornecedores.

Fernando Marino, diretor executivo da NexB Valor e Negócios (startup de negócios), conta que hoje há no mercado diversos tipos de crédito, alguns sem carência, para atender empresas de diferentes portes. Inclusive, algumas são específicas para que os pequenos negócios consigam atravessar o período de crise. Porém, o empresário aconselha analisar muito bem a linha de crédito, seus riscos e vantagens, para encontrar a melhor maneira de sanar os problemas financeiros enfrentados pelas empresas.

Para o empresário, antes de solicitar o crédito, é necessário levar em consideração a capacidade de pagamento, o endividamento, cadastro, bem como suas garantias. “Também aconselhamos que o empresário analise o que é mais interessante, como por exemplo buscar um capital de giro ou home equity (crédito com imóvel de garantia). É primordial entender o momento da empresa e qual o objetivo do crédito para então encontrar o produto para a situação”, afirma.

 

Consultoria financeira

A NexB tem como grande diferencial auxiliar empresários na resolução de problemas que possam surgir na empresa por meio de uma análise empresarial que abrange financeiro, gestão, societário, tributário e outras áreas que possam impactar na melhoria de resultados para a empresa.

 Com uma equipe especialista em crédito, a franqueadora busca a melhor alternativa para cada negócio avaliando todas as vertentes possíveis. “Primeiramente identificamos qual o segmento da empresa para analisar o tempo que pode sofrer o impacto negativo de faturamento e resultado, assim, analisamos através de um orçamento quais as despesas e receitas neste período e sua necessidade de aporte para o fluxo de caixa definindo qual linha de crédito se encaixa, considerando prazo de carência, taxa, prazo de amortização, com o nível do score da empresa, sempre pensando nas garantias a serem oferecidas, se for necessário. Todo esse processo visa evitar uma captação de recursos sem essas premissas para não transformá-lo em mais um problema”, explica Zuleika Rastelli, diretora de operações da rede.

Feita essa análise, o franqueado NexB entra com auxílio para implementação do planejamento orçamentário de crise, na negociação com os fornecedores e orientação para utilização de mecanismos disponíveis pelo Governo Federal e busca da melhor linha de crédito com os agentes parceiros.

“Como temos um equipe completa com expertise de mercado, às vezes o que seria uma captação de crédito pode evoluir para captação de investidor ou apenas uma consultoria financeira. Nosso intuito principal é encontrar a melhor solução que possa atender o que a empresa busca”, diz Marino.

 

Mas qual melhor linha de crédito?

O mercado disponibiliza diversas modalidades de crédito e é preciso entender cada situação na sua particularidade para encontrar soluções e não mais problemas. A NexB possui convênio com players do mercado para orientar e buscar a melhor opção diante a necessidade da empresa. São linhas de bancos, fintechs e fundos focados em capital de giro, fomento e compra de ativos.

“Ter esse leque de parceiros nos possibilita entender o que é mais viável para cada tipo de negócio fazendo uma análise individualizada do caso e das possibilidades e auxiliar no desenvolvimento da operação protocolando a operação para aprovação e contratação”, explica Rastelli.

É importante lembrar que a situação atual exige muita prudência e conhecimento.  Apesar da decisão de liberação de compulsório pelo Banco Central para aumentar recursos, as Instituições Financeiras, os bancos e fundos de investimentos estão muito cautelosos na concessão de crédito, diante ao um cenário de possível recessão ou até de uma projeção de uma lenta retomada  da economia ocasionando o aumento considerável de inadimplência.

“Atentar-se às modalidades de crédito, suas taxas e carência é fundamental nesse momento. É um momento em que o Governo Federal precisa, por meio de mecanismos, fomentar os bancos públicos com recursos subsidiados, fundo garantidor, entre outros, para que os bancos tenham mais segurança para esse repasse. BNDES, Desenvolve SP e Bancos de Varejo ainda devem ser os mais vantajosos”, salienta a diretora de operações.

 

Como escolher a melhor linha de crédito

Segundo o Sebrae há algumas recomendações para escolher uma linha de crédito e avaliar as necessidades do negócio, para que possa enfrentar o atual momento, bem como conseguir pagar a dívida lá na frente:

  • Prorrogar os contratos: Muitos bancos já tomaram a iniciativa de prorrogar automaticamente por 60 dias os contratos vigentes dos clientes. Outros estão entrando em contato com os mesmos por aplicativos de mensagens para negociar novos prazos das dívidas. Nesse caso é necessário conversar com o banco para encontrar um ambiente favorável;
  • Demissão de funcionário: Uma demissão inclui custos na rescisão, por isso analise com cautela caso esteja pensando em demitir um funcionário. O Governo Federal anunciou linha de crédito exclusiva para folha de pagamento. Vale a pena dar uma conferida;
  • Crédito semelhante: Se fizer um comparativo entre duas linhas de crédito semelhantes e ficar na dúvida, avalie cada parâmetro (prazo, carência, garantias exigidas) e, caso as condições sejam semelhantes, escolha a de menor juros;
  • Carência: Não deixe de levar em consideração o momento pós-coronavírus. Há segmentos que poderão levar mais tempo para recuperar o caixa. Fique de olho no prazo de carência oferecido pelas instituições financeiras que deve ser muito bem avaliado na hora de escolher entre uma ou outra oferta.

“Ter um consultor que possa orientar nesse momento de incertezas é fundamental para empresas que estejam passando por dificuldades financeiras, visto que a tendência em períodos conturbados é tomar decisões imediatas sem pensar nas consequências. Os franqueados da NexB são capacitados para encontrar a melhor solução financeira, analisando de forma individual o perfil de cada empresa. Buscamos sempre por formas de crédito que ofereçam juros baixos e que seja liberado de forma flexível e rápido”, conclui Fernando Marino.

 

Sobre a NexB Valor Negócios

A NexB Valor Negócios é uma rede de franquias que atua em todo o Brasil nas áreas de M&A (fusões e aquisições), Crédito e Consultorias para PMEs. No mercado desde 2008, a marca é a fusão da Valor Negócios, empresa de consultoria em negócios com o escritório JCF especializado em crédito e a expertise dos investidores em tecnologia e grandes negócios. O valor de investimento é de R$20 mil para home office e R$180 mil para atuação como máster franqueado. A rede possui 15 unidades em funcionamento somando FDA e home nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo e Paraná. www.nexbvalornegocios.com.br

 

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicação – (17) 3216-5809 –fatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Elaine Rodrigues – elaine@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *