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Saiba o que buscar no funcionário ideal para contratação na sua empresa

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Mais de 75% dos colaboradores da franquia Acquazero são jovens com menos de 30 anos e que não tinham experiência em lavagem automotiva. Esse público sobressai quando o assunto é manter o padrão

Escolher o funcionário ideal não é das tarefas mais simples. Hoje, milhares de candidatos estão à disposição no mercado em busca de uma recolocação. Em busca de um emprego, muitos deles estão aceitando atividades até mesmo sem experiência.

Claro que muitas empresas optam por candidatos com boas referências. Indicações por outros colaboradores também acabam ajudando a filtrar a escolha da vaga para a função específica de determinado setor. Mas e quando o assunto é lavador de carro? Vale a pena contratar alguém sem nenhuma experiência?

Henrique Mol, diretor executivo da franquia Acquazero, especializada em lavagem ecológica automotiva, conta que vale sim, principalmente os jovens! “Lavar automóvel também não é algo tão simples assim. Requer capacitação, uso de materiais e produtos adequados para evitar arranhar a pintura do veículo. As pessoas que não possuem experiência estão mais dispostas a seguir regras estabelecidas pela empresa e cumprir as metas de produtividade. Elas acabam seguindo à risca todo conhecimento que é passado, por isso, a necessidade de um treinamento eficaz. Inclusive, indico sempre aos franqueados da rede fazer um teste prático e rápido antes de contratar um novo colaborador para a operação”, explica.

Após a fase de seleção o candidato permanecerá em fase de teste por três meses, para então, ser avaliado se obteve bom desempenho durante esse período e ser efetivado dentro da empresa.

 

Capacitação

A franqueadora realiza mensalmente treinamentos em unidade modelos para capacitação dos seus franqueados, cabendo ao franqueado escolher datas para participação e equipe para o treinamento.

A franquia Acquazero oferece serviços de conservação e restauração automotiva, utilizando produtos biodegradáveis de alta qualidade e proporcionando aos clientes, serviços especializados de estética automotiva com responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Na limpeza ecológica são utilizados sempre produtos biodegradáveis, como a cera de carnaúba; desengraxante; produtos específicos para dar brilho ao pneu e na caixa de roda; além de gel silicone para dar brilho no acabamento interno e odorizador de ar. Além disso, é utilizado flanela de microfibra que não arranha a pintura do carro e nem deixa marcas na lataria e técnicas e movimentos específicos para alcançar o resultado esperado do serviço.

Ao final de cada processo essa flanela é lavada com sabão neutro. A água utilizada nessa lavagem é guardada em galões para posteriormente ser usada na limpeza do pátio onde foi lavado os veículos.

“Um funcionário bem motivado gera resultados positivos pela empresa”, afirma o diretor executivo da franquia.

 

Franquia investe em jovens

A geração que nasceu com a internet já presente em suas vidas classificado como geração Y (nascidos de 1980 a 1991) e Z (nascido a partir de 2000) passa pela crise do desemprego devido à falta de experiência e também restrição de horário, em virtude dos estudos. Porém, essa geração possui uma das características admiradas pela franquia Acquazero que é valorizar a responsabilidade social e atividades de preservação ao meio ambiente, e, principalmente comprar de quem adota essas políticas.

Na franquia Acquazero, por exemplo, 75% dos colaboradores entre as 260 operações são jovens com menos de 30 anos de idade.

Mol conta que o interessante de contratar essa faixa etária para trabalhar nas operações é a agilidade para aprender e executar os serviços. “Trata-se de um público que compreende muito bem a importância de práticas sustentáveis adotadas pela empresa e o impacto que isso gera no meio ambiente”, diz o empresário.

Assim como os franqueados, o público jovem também é forte na franquia e representa 80% dos clientes com até 30 anos. “É nosso maior público. O restante são pessoas influenciadas por eles. Esses jovens cresceram ouvindo e discutindo sobre impactos ambientais e conceitos de sustentabilidade, então é normal eles agirem assim. Volta e meia surge numa franquia filhos levando os pais para conhecer nosso método. E não são só homens não, mulheres também”, diz o empresário.

O empresário ainda acrescenta: “O comportamento da sociedade fala por si só, e é preciso se atentar a essas situações. Eu visualizo que a sociedade é engajada principalmente pela geração millennials. Eles têm um senso crítico profundo sobre as noções de consumo, e criam laços de lealdade com empresas que vão de encontro com os ideais dele, como acontece com a Acquazero. E mais do que isso, eles cobram das empresas um posicionamento. Se adequar a essas questões é também uma forma de sobrevivência para qualquer tipo de negócio”, conclui.

 

Sobre a Acquazero

Criada em 2009, a Acquazero surgiu no mercado com a proposta de limpeza automotiva ecológica com o uso mínimo de água (300 ml). A partir daí, a marca criou mais de 15 serviços seguindo o mesmo conceito e se tornou referência no mercado sustentável automotivo. Com a imersão no franchising (em 2010), hoje a rede conta com aproximadamente 260 unidades e oferece quatro tipos de modalidades – com investimento a partir de R$10 mil. Em 2018 a Acquazero foi adquirida pelo grupo Encontre Sua Franquia (www.encontresuafranquia.com.br) e, desde então, vem sendo dirigida pelo empresário Henrique Mol.

 

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicação – (17) 3216-5809 –fatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Elaine Rodrigues – elaine@fatoseideias.com.br

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