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De funcionário do Bob’s a dono de franquia: ele deu a volta por cima e hoje fatura R$70 milhões por ano

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Adriano Massi é sócio diretor do Brasileirinho Delivery; trajetória começou aos 14 anos no restaurante dos pais

Toda vez que Adriano Massi passa em frente a uma unidade do Bob’s um filme passa em sua cabeça. Contratado para trabalhar na primeira unidade da rede em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, Massi era um faz-tudo: além de ser responsável pelo caixa e pelo estoque, ele também limpava e organizava todo o restaurante, passando pela chapa, saladeira e produção de sorvetes. O desempenho do garoto de apenas 17 anos foi tão bom que pouco tempo depois foi promovido a gerente da unidade, o mais jovem de toda a rede.

A mesma nostalgia acontece quando ele se depara com alguma loja do Walmart. Foi lá que ele trabalhou como repositor de mercadorias, indo e vindo do estoque para abastecer as prateleiras. “Não era nada fácil cuidar da reposição e organização de um mercado desse porte, era muita responsabilidade”, lembra.

Mas a rotina como funcionário de multinacionais ficou no passado e hoje, com 31 anos, Adriano é sócio de uma franquia que fatura R$70 milhões ao ano.

Como tudo começou

Natural da capital paulista, Adriano teve uma infância tranquila e divertida e, assim como a maioria das crianças, era cobrado pelos pais a tirar boas notas na escola. Apesar de não passar dificuldades, sua família não era abastada – o pai, Dejalma, sustentava a família trabalhando como técnico em eletricidade enquanto Regina, sua esposa, cuidava da casa. Mais de vinte anos trabalhando na cidade grande foram suficientes para que Dejalma tomasse uma decisão: ir para o interior em busca de melhor qualidade de vida.

Com a aposentadoria do pai, a família se mudou para São José do Rio Preto, arregaçou as mangas e adquiriu um restaurante árabe. Adriano, na época com 14 anos, ajudava os pais depois da escola – servia e limpava as mesas, ajudava no caixa e, às vezes, se aventurava na cozinha. “É aquele velho ditado: ‘O trabalho dignifica o homem’. Começar a trabalhar cedo me ajudou muito no profissional que sou hoje, sem nunca deixar os estudos de lado, claro”, conta Massi. “As experiências que eu tive, os erros que cometi, tudo serviu para o meu aprendizado. Hoje consigo me antecipar às situações para que aqueles mesmos erros não aconteçam na minha empresa”. Mal sabia do longo caminho que tinha pela frente.

Sonho grande

Ser peça fundamental da unidade rio-pretense do Bob’s, empresa conhecida internacionalmente, foi uma baita responsabilidade para Adriano. “Comecei a trabalhar lá muito novo e ainda não tinha muita noção do lugar que ocupava e do patamar que estava. Sempre tive o sonho de crescer e prosperar, mas não tinha ideia de que poderia chegar tão longe”. A experiência foi fundamental para que ele adquirisse uma das principais características do mundo dos negócios: disciplina.

Formado em Administração, Massi logo teve contato com o mercado de franquias: ainda na faculdade, foi estagiário de uma rede especializada em tratamento de água – a promoção veio pouco tempo depois e ele foi efetivado como consultor. Um pouco mais de experiência e o mercado já estava de olho em seu trabalho: Massi foi contratado por outra empresa, também do franchising, e foi aí que a oportunidade surgiu.

“As pessoas vinham me perguntar sobre franquias, como funcionava, como franquear o próprio negócio, como alavancar os resultados. Eu ajudava e dava dicas, mas as coisas ainda eram um pouco superficiais, eu não podia me dedicar full time nisso por causa do meu trabalho, então tive a ideia de montar uma empresa especializada em consultoria para o franchising”, conta Adriano que, em poucos meses, já tinha um número considerável de clientes.

Executando boas ideias

A empresa de consultoria operou por pouco mais de um ano e foi neste momento que tudo mudou. “Minha rotina era muito corrida, eram muitas empresas para cuidar e nem sempre eu conseguia ter uma refeição decente, o tempo era curto”. Adriano percebeu que um de seus clientes, Jhonathan Ferreira, também passava por isso. “A gente sempre comentava sobre essa correria de não ter tempo pra nada, nem pra comer direito. Então tivemos a ideia de colocar a comida típica brasileira, os pratos que a gente mais conhece, dentro da caixinha”, surgia o Brasileirinho Delivery.

 

Quando as operações começaram, a vida de Adriano ficou ainda mais frenética: ele fazia questão de cuidar de tudo pessoalmente, desde a elaboração do cardápio até o treinamento de novos franqueados e funcionários. Seu trabalho como consultor fez toda diferença na execução do projeto e após um ano no mercado o Brasileirinho já estava pronto para se tornar uma franquia.

A operação que começou pequena virou um sucesso: atualmente, a rede registra 200 mil pedidos por mês e está entre as cinco marcas mais pedidas do iFood. No ano passado, o Brasileirinho fechou o ano com R$70 milhões de faturamento.

A jornada que começou lá no restaurante do seu Dejalma e da dona Regina valeu a pena. O menino que servia mesas e arrumava o estoque virou um grande empresário, administrando mais de 90 unidades franqueadas por todo o país, sem se esquecer de olhar para trás: “Tem uma unidade do Walmart no caminho do escritório para minha casa, passo em frente todos os dias. É muito gratificante ver esses lugares que já trabalhei, ver de onde saí e onde consegui chegar”.

 

Sobre o Brasileirinho Delivery

Criado em 2013, o Brasileirinho Delivery é uma empresa que oferece comida típica brasileira no box. Inserida no franchising em 2014, a marca conta com mais de 100 unidades (distribuídas pelo Brasil) e caiu no gosto do brasileiro ao proporcionar uma experiência inusitada pela forma de apresentação do alimento agregada ao delicioso e surpreendente sabor que é enaltecido pela utilização de produtos frescos e de qualidade. Com dois modelos de negócios: Express, modalidade que comporta o formato delivery, e a franquia Full, no qual proporciona uma área para o cliente se alimentar no local, o Brasileirinho exige investimento de R$130 mil e R$150 mil, respectivamente. No cardápio, são mais de 30 sabores entre opções tradicionais, massas, premium, saudáveis e veganas.

 

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