Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Cerca de 30% da população brasileira não possui conta em banco

Cerca de 30% da população brasileira não possui conta em banco Previous item Fórmula Pizzaria realiza... Next item Financiamento por garantia...

Inovações tecnológicas de fintechs buscam atrair brasileiros desbancarizados

Uma população sem banco, mas com dinheiro: estamos falando dos desbancarizados. Estima-se que a quantidade de brasileiros sem conta em banco seja, atualmente, de 60 milhões de pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ao contrário do que muitos pensam a desbancarização não ocorre (apenas) por falta de dinheiro – já que alguns bancos tradicionais não possuem taxa de adesão nem anuidade. Dentre os motivos que levam à desbancarização estão os custo das tarifas de transações bancárias; filas e mau atendimento em bancos tradicionais; falta de interesse em manter um relacionamento com instituições financeiras; e aumento das opções de meios de pagamento online. Além disso, alguns podem estar endividados no sistema financeiro tradicional (são os chamados inadimplentes), o que dificulta tanto a retomada de crédito quanto a abertura de uma conta em outro banco (por ter o nome “sujo na praça”).

Mas os brasileiros desbancarizados não estão desamparados. Fintechs como a Cobre Fácil, startup de serviços financeiros, foram desenvolvidas para romper com o tabu que é lidar com o dinheiro – atividade vista mais como uma obrigação do que como algo prazeroso do cotidiano. Filas, burocracia, falta de transparência, mau atendimento das agências e juros astronômicos são problemas sanados com a difusão dessas startups.

Perfil de consumo

Mesmo sem possuir nenhum vínculo com alguma instituição financeira os desbancarizados brasileiros movimentam cerca de R$ 665 milhões ao ano – valor maior do que o PIB do Chile.

Geralmente, desbancarizados optam por realizar pagamentos à vista, por boletos, crédito parcelado e, na maioria das vezes, pela internet. E antes de finalizar qualquer compra é comum realizarem pesquisas em busca de benefícios e programas de fidelidade para ganhar mais descontos nas futuras aquisições.

Mas quem são os desbancarizados brasileiros? São pessoas de todas as classes econômicas do país: do total, seis milhões são da classe alta, 29 milhões da classe média e 20 milhões de classes economicamente mais baixas. E estão bem dispersos em todo o território nacional: metade vive nos estados do nordeste e norte, 31% no centro-oeste e 30% sul e sudeste. Todos possuem mais de 18 anos.

Como atrair esse público?

Com o intuito de descomplicar operações envolvendo serviços financeiros, a Cobre Fácil desenvolveu uma conta digital voltada, especialmente, ao público de brasileiros desbancarizados. “O novo serviço da Cobre Fácil é uma maneira de ajudarmos a bancarizar esse público e fazer sua inclusão financeira através de uma conta digital com serviços financeiros básicos e sem burocracia em sua adesão”, explica Paulo Henrique, CEO e cofundador da marca.

Por meio do aplicativo será possível consultar saldos e extratos financeiros; realizar pagamentos de contas e boletos; transferências; recarga de celular; bloqueio e desbloqueio de cartão; além de realizar saques em terminais 24horas com o cartão internacional da rede MasterCard. No momento, a Conta é exclusiva para clientes da marca.

Uma das grandes restrições em abrir uma conta digital é a segurança: seus dados, informações pessoais e todo seu dinheiro ficarão armazenados “na nuvem”, ou seja, na internet. Por isso, é fundamental investir na segurança do serviço para melhor atender o cliente: “Todos os serviços da Conta Digital estão dentro dos padrões e normas do Banco Central. Quem processará nossos cartões será a Acesso, uma das maiores emissoras de cartões com bandeira MasterCard”, conta o CEO.

E se você é daqueles desbancarizados que não possuem vínculo algum com instituições financeiras por estar endividado, fique tranquilo! A Conta da Cobre Fácil também é oferecida àqueles que possuem restrição no Serasa: “Sem consulta a restrições e, com isso, sem burocracia. Se for consultar Serasa ou SCPC aí já se parece com um banco”, e a grande ideia por trás da Conta é a facilidade e a inclusão dos serviços, garante Paulo Henrique.

Sobre a Cobre Fácil

Fundada em 2016 em São José do Rio Preto (SP), a Cobre Fácil que atualmente possui sede em Campinas (SP) é uma Fintech (startup de serviços financeiros), independente de banco e ainda com valores acessíveis. A empresa realiza a emissão de boletos bancários registrados e cobranças via cartão de crédito; emissão e gestão de carnês e mensalidades; alertas de cobranças; personalização de faturas e outras funcionalidades relacionadas. A grande vantagem é que o cliente paga apenas quando o boleto for pago, sem custos de emissão, baixa, cancelamentos e segundas vias, de uma forma segura, ágil e simples, reduzindo assim o números de inadimplências. A plataforma é direcionada a autônomos, MEIs, PMEs e franqueadores de microfranquia, e conta com a Brink’s como investidora do negócio. A marca possui também a Cobre Fácil Conta (uma conta digital com cartão internacional Mastercard e serviços de pagamento de conta, recarga de celular e outros). A Cobre Fácil já soma mais de 11 mil cadastros em todo o território nacional.

 

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicação – (17) 3216-5809 –fatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Gabriela Ravazzi – redacao@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *