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Gigatron Franchising lança tecnologia para gestão de fluxo de caixa fortalecendo o crescimento de lucro no mercado alimentício

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Software promove planejamento financeiro baseado em números consolidados

A revolução da tecnologia chegou aos bares e restaurantes para aumentar a receita e auxiliar na gestão dos seus negócios. Assim é no fluxo de caixa – sistema que é a base operacional de toda gestão financeira de um empreendimento. É por meio dele que a empresa sabe quando recebeu, o quanto pagou e como está sua movimentação financeira diária. Ter um controle eficiente sobre esse item é indispensável para realização de uma boa gestão e manutenção da saúde do negócio.

Controlar o fluxo de forma manual é possível, embora não seja nada fácil e exige bastante dedicação e tempo disponível do empresário. Fatores que, muitos não dispõem, e que por isso, optam por integrar nesse sistema, um software de gestão.

“Muitos processos, principalmente em pequenas e médias empresas, ainda são realizados manualmente o que os deixa mais sujeitos a riscos e falhas que podem acabar prejudicando algum resultado. A utilização de um software de gestão automatiza esses processos e garante maior agilidade, produtividade, maior confiabilidade e segurança no armazenamento e compartilhamento das informações”, fala Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron Franchising, rede de franquias especializada em serviços de tecnologia.

Meu Restaurante

Atuando no segmento de tecnologia desde 1998, Marcelo visualizou essa necessidade de mercado e para supri-la criou o Meu Restaurante. O aplicativo – cuja função é justamente de gerir o fluxo de caixa – foi desenvolvido para proporcionar ao usuário um planejamento financeiro baseado em números consolidados e promover uma gestão e projeção precisa do fluxo de caixa, ao integrar todos os números (despesas e receitas) e setores do empreendimento.

“Hoje no segmento de restaurantes existem três principais desafios: atrair e manter clientes, processos operacionais e o de gestão de caixa. O Meu Restaurante soluciona este último! Através de uma solução em SaaS (software como serviço em nuvem) ele garante uma visão detalhada, em uma única tela, a diversas informações como, fluxo de caixa, número de vendas, informações climáticas e estoque de produtos”, explica.

De acordo com ele, esses indicadores auxiliam muito o empresário na tomada de decisões porque mostram de forma bem clara o cenário de determinada situação. Inclusive possui  funções inteligentes que auxiliam na identificação de erros e as suas causas. Por exemplo, os indicadores climáticos ajudam a entender que em certo dia não houve muitas vendas porque choveu; já os indicadores de vendas ajudam o empresário a visualizar que na quarta-feira é um dia “fraco”, com poucos clientes, então ele pode montar alguma estratégia para alavancar as vendas nessa data; e com a ficha técnica do produto final, o empreendedor sabe exatamente qual é seu custo e consequentemente, facilita na definição do preço final.

Outro ponto de extrema benfeitoria é a ficha técnica que auxilia muito na construção do preço final, e na identificação da margem de lucro que o empresário quer atingir.

Apesar de ter sido idealizada para o público PME – Pequenas e Médias Empresas, a ferramenta tem capacidade para gerir até mesmo uma rede de restaurantes.

Vantagens para o negócio

Apesar de ser uma ferramenta simples, o fluxo de caixa integrado, por otimizar serviço e tempo e atingir resultados exatos, gera bons lucros ao comerciante – que pode dedicar “as horas ganhas” à outras ações para o desenvolvimento de seu negócio.

De forma resumida, o diretor alinha os principais benefícios:

– Alinhamento de pagamento e processos; com o auxílio do Meu Restaurante é possível realizar negociações de compra eficiente, já que as receitas recorrentes e recebíveis são visualizados de forma bem mais clara, permitindo com que haja o alinhamento entre os prazos e valores disponíveis em caixa.

– Monitoramento constante da folha de pagamento; a folha de pagamento de uma empresa vai além dos salários, faz parte também os impostos, benefícios e remunerações variáveis. O Meu Restaurante mostra rapidamente esses números e o quão impactado fica o fluxo de caixa a cada nova contratação. O que ajuda até mesmo na definição do orçamento para contratação de novos profissionais por área, pois é possível avaliar a receita (bem como as despesas) gerada por cada uma delas.

– Precisão e acessibilidade no manuseio de dados; Esqueça as planilhas, papéis e canetas. De forma simples e segura, o software auxilia na esquematização de todos os dados contábeis, juntando as informações dos diversos setores da empresa em um único lugar.

– Controle efetivo das despesas; o aplicativo mantém o controle periódico das despesas, organizando as contas a pagar por prazo e separando cada uma em sua devida categoria. Ao armazenar organizadamente os boletos e as notas fiscais, as chances de ocorrer pagamentos em duplicidade diminuem consideravelmente.

– Controle de estoque mais eficaz; o serviço centraliza todo o cenário do estoque em uma só tela, com informações atualizadas em tempo real, tornando esse processo mais rápido e seguro para a sua empresa.

Com os processos internos da empresa bem alinhados, ocorre uma otimização geral dos resultados. Isso faz com que o comerciante e seus empregados não precisem perder tempo com atividades manuais, já que a tecnologia supre essa atividade. De acordo com a piloto que fizemos, esse serviço gera um aumento de 15% na receita final”, explica.

Lançamento

O lançamento oficial ainda não ocorreu – está programado para junho, entretanto Marcelo propôs a alguns empresários um teste real sobre o uso do Meu Restaurante e os resultados são animadores.

“Há um ano fazemos uso do programa. Antes usávamos outro, era bom, porém muito complexo e pesado. Com o Meu Restaurante o atendimento ficou muito mais rápido e eficaz. Usamos uma tela touch screen e com isso consigo um atendimento em segundos, já que trabalhamos com comida rápida. Contamos também com abertura e fechamento de caixa, custo de matéria-prima e lucro líquido de cada prato, gráficos em tempo real que mostram as vendas por hora, dia e mês e o melhor com usuário e senha posso abrir o sistema do meu celular em qualquer lugar e acompanhar as vendas em tempo real”, fala Luciano Lima, empresário, dono de um restaurante em Birigui (SP).

“Faço uso do programa há 10 meses, e tenho tido uma excelente experiência. Além de prático, ele é muito fácil de ser manuseado. Não tem segredo, está muito explicado. Consigo otimizar a demanda, e com isso, sobra tempo para me dedicar a outros serviços do restaurante”, disse Altamir Lourenço, também dono de um restaurante em Birigui.

Gigatron Franchising

Nascida em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de uma metodologia própria, a empresa é considerada uma das maiores fabricantes de software CAD para calçados do mundo. O crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP – impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui 62 unidades distribuídas pelo Brasil. www.gigatron.com.br

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicação – (17) 3216-5809 –fatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Jessâmine Barbosa  – atendimento@fatoseideias.com.br

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