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Test drive de franquias: a importância de conhecer de perto a operação de um salão de beleza

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Os candidatos a franqueados tem a oportunidade de conhecer de perto a rotina de trabalho da SUAV, e tudo isso sem gerar nenhum custo para o possível investidor

Muito conhecido no setor automobilístico, o test drive ultrapassou fronteiras e chegou no mercado de franquias. É que esse sistema possibilita que um candidato a franqueado passe alguns dias em uma franquia conhecendo de perto o modelo de negócio, desde a gestão, e em alguns casos colocando realmente a mão na massa, para então avaliar se realmente gosta desta rotina de trabalho.

Essa estratégia adotada pelas redes de franquias tem alcançado ótimos resultados, já que investir em uma franquia não é tarefa fácil, requer planejamento e o test drive possibilita experiência com o negócio antes mesmo de assinar o contrato.

Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da SUAV (rede especializada em cuidados femininos), conta que essa é uma ótima oportunidade do candidato enxergar se realmente o negócio tem o seu perfil.

A SUAV oferece aos candidatos interessados o test drive desde que entrou para o franchising no ano passado. Todo o processo ocorre em unidades em operação localizadas em Belo Horizonte (MG), cidade sede da franqueadora.

“O candidato a franqueado poderá ir até uma loja SUAV, já pré-agendado, onde irá conhecer a operação funcionando. Serão três dias de imersão entendendo os fluxos diários, prestação de serviço oferecido pela franqueadora e clareza no funcionamento da operação. Tudo isso acompanhado pela nossa equipe de suporte e pelo franqueado da unidade escolhida que mostrará o dia a dia da empresa”, diz o empresário que frisa que o candidato é quem escolhe a loja onde pretende passar pelo teste. Esse serviço é oferecido gratuitamente pela franqueadora, outro diferencial da empresa, já que algumas redes cobram pelo serviço, e caso o candidato desista ou não seja aprovado o dinheiro não é devolvido.

Analisando a franquia

Para quem busca se tornar dono do próprio negócio e recorreu ao franchising é necessário ter visão não apenas dos serviços oferecidos, mas também se atentar a forma que é conduzida a gestão do negócio. Para isso, Diogo conta que é necessário se identificar com toda a operação, desde os serviços, atendimento, até a forma de administrar o negócio, afinal o franqueado é responsável pelo sucesso da sua unidade.

O diretor revela que 20% dos candidatos desistem da franquia após vivenciarem o dia a dia da operação. “No entanto, esse número é muito baixo, pois eles acabam percebendo que não possuem perfil para o negócio, um dos fatores eliminatórios da seleção de franqueados, pois se percebermos que o candidato não possui perfil para identificação da opção ele acaba sendo cortado”, afirma.

Fechando o contrato

Algumas redes de franquias possuem seleção de franqueados mais criteriosa, que podem durar um tempo razoável. Na SUAV o processo pode levar até 90 dias, sendo que nesse período o franqueado receberá a apresentação do negócio, análise da ficha de pré-qualificação, entrevistas e visita a operação.

Nesse meio tempo, serão assinados pelo franqueado e pela franqueadora a Circular de Oferta de Franquias (COF) – descrição das atividades do negócio -, o pré-contrato e o contrato de implantação da franquia. Todos esses documentos são determinados por lei para o funcionamento do negócio e que determinam os direitos e deveres de ambas as partes.

Palavra de quem experimentou e aprovou

Cristianne Mendes Gonçalves antes de inaugurar sua unidade SUAV no final de 2017, em Belo Horizonte, no bairro Savassi, passou pelo test drive mesmo já tendo experiência no setor de beleza.

Ela conta que o suporte oferecido pela rede de franquias faz toda diferença para o empreendimento. Por se tratar do primeiro negócio próprio, Cristianne participou por alguns dias de treinamento in loco aprofundando seus conhecimentos sobre gerenciamento do novo negócio.

“Sou formada em Relações Públicas e por 17 anos trabalhei com Comunicação Empresarial, com a crise muitas empresas fecharam e eu enxerguei que aquele momento poderia ser a oportunidade de investir em um novo segmento. Durante quatro anos trabalhei com algumas amigas em negócios voltados à estética, sempre por trás da parte administrativa. Foi quando percebi o quão lucrativo é o setor de beleza, o que me fez despertar o interesse por uma nova área”, relembra.

Cristianne há anos como cliente da SUAV resolveu unir o útil ao agradável. “Procurei saber mais sobre essa franquia e a minha escolha por essa rede foi exatamente o treinamento e suporte oferecido pela marca. Ter um representante próximo instruindo o seu negócio dá ainda mais segurança para se aventurar nesse segmento. Afinal, se eu crescer a marca também cresce junto”, conclui.

Modelo de negócio

Atualmente a SUAV conta com sete unidades e oferece cinco modelos de negócios de fácil operação com foco principal em serviços express.

O modelo mais completo, com Depilação, Design de Sobrancelha e Esmalteria possui investimento inicial de R$127.600,00 (incluso taxa de franquia + taxa de instalação + capital de giro), para espaço de 80m2 e lucro líquido mensal de 20%.

Já para aqueles que possuem capital reduzido, porém tem o interesse em investir em uma franquia de beleza, a rede lançou mais quatro modelos este ano: Sobrancelha: trata-se do modelo mais compacto. Com investimento de R$69.900,00 é possível abrir o negócio que oferece técnica exclusiva de visagismo. Para este negócio é necessário espaço de 20m2 e duas funcionárias. O faturamento bruto mensal poderá chegar a R$20 mil. Esmalteria e Sobrancelhas: O interessado terá que desembolsar R$100 mil, com faturamento bruto mensal de R$40 mil e lucro líquido (mensal) de 20%. Depilação e Sobrancelha: É necessário investimento de R$108.800,00 em um espaço de apenas 40m2. O faturamento bruto (mensal) pode chegar a R$50 mil. Fotodepilação e Sobrancelhas: Para este modelo é necessário investimento inicial de R$131.200,00, e espaço de 30m2. O faturamento bruto mensal é de R$35 mil e prazo de retorno estipulado em até 24 meses.

Sobre a SUAV

A rede SUAV inovou ao criar a primeira franquia de esmalteria em Belo Horizonte (MG) em 2010 e entrou para o franchising no segundo semestre de 2017. Com sete unidades em operação, tem como foco atendimento sem hora marcada, além de ser diferencial e ágil. A franquia possui gestão simples do negócio com boa margem de lucratividade que pode chegar a 30%, além de oferecer um mix de serviços muitos procurados e atraentes como depilação, design de sobrancelhas e esmalteria. O investimento varia entre R$69.900,00 a R$131.200,00, conforme o modelo de negócio e com expectativa de prazo de retorno do investimento entre 18 a 36 meses. www.suav.com.br

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicação – (17) 3216-5809 –fatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Elaine Rodrigueselaine@fatoseideias.com.br

 

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