Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Indústria esportiva movimenta cerca de R$ 67 bilhões no Brasil e gera entusiasmo em empreendedores da área esportiva

Indústria esportiva movimenta cerca de R$ 67 bilhões no Brasil e gera entusiasmo em empreendedores da área esportiva Previous item Setor de Turismo continua... Next item Franquia de propaganda em...

Rede de franquias Loja das Torcidas almeja finalizar ano de 2018 com faturamento de R$1,5 milhão

O esporte é considerado um dos principais fenômenos do mundo, indo muito além de somente exercícios físicos, mas alcançando também a indústria esportiva que atualmente movimenta cerca de R$ 67 bilhões de acordo com o Assessor da Presidência da Fundação Getúlio Vargas, Istvan Kasznar. A movimentação é gerada principalmente por agrupamentos privados, como: Confederações, Federações, Associações, ONGs e Setores de Serviço (marketing, educação esportiva, telecomunicações, mídia, entre outras).

O mercado de patrocínio esportivo movimenta cerca de R$665 milhões, de acordo com pesquisa realizada pela BSB – Brunoro Sport and Business. O futebol é a área esportiva que recebe a maior parte de todos os investimentos, contando com 68% o que equivale a R$452,2 milhões, após o futebol está o vôlei com 16%, o basquete com 9% e por fim, o futsal com 7%.

Estimulando o empreendedorismo

De acordo com estudo realizado por Amir Somoggi, consultor de marketing e gestão esportiva, formado pela ESPM-SP especializado em gestão esportiva pela FGV-SP e pós graduado em marketing esportivo pela Universidade de Barcelona, Espanha, os custos dos trabalhos do departamento de futebol do Brasil atingiram um valor recorde em 2017. O valor gasto em 2016 foi de R$ 2,9 bilhões, tratando-se de um aumento de 9,1% em relação a 2016. As receitas de todos os times de futebol atingiram no ano de 2016 R$5,4 bilhões, um crescimento de 30% em relação a 2015.

O mercado esportivo pode ser considerado um setor ainda distante para alguns investidores, mas a área é atraente já que gera a movimentação de bilhões de reais anualmente no Brasil, uma vez que a indústria de artigos esportivos tem crescido gradativamente em relação ao crescimento da pratica de esportes no país, de acordo com a Abriesp – (Associação Brasileira da Indústria do Esporte).

O mundo esportivo tem grandes vantagens além de despertar paixões, uma delas é o rendimento de bons lucros e negócios. No Brasil, considerado o país do futebol, somente dez torcidas chegam a somar mais de 120 milhões de consumidores.

De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, os segmentos de esporte, saúde, beleza e lazer, obtiveram um crescimento em seu faturamento de 15% em 2016 e em 2015 o setor esportivo faturou R$25 bilhões, o que representa 18% do faturamento do setor de franquias localizadas no Brasil.

Êxito no franchising

A Loja das Torcidas atua no segmento esportivo e teve início no franchising no ano de 2012. A rede de franquias tem como foco principal o público apaixonado pelo futebol. A Loja trabalha com produtos e souvenirs dos principais clubes nacionais e mundiais e busca realizar a união de todas as torcidas em somente um único espaço trabalhando com produtos variados que atendem a todos os gostos.

“A economia esportiva abrange um mercado gigantesco e a movimentação financeira gerada é ainda maior. Almejamos finalizar este ano com chave de ouro, já que nossa meta para fechamento relacionado à movimentação gerada pela Loja dentro do setor esportivo em 2017 é de R$900 mil e para o ano de 2018 nossa meta de movimentação que atribui à economia esportiva e toda movimentação financeira é de R$1,5 milhão”, explica David Salgado, diretor de expansão da rede.

O ano de 2017 foi positivo para a Loja das Torcidas, pois além do aumento das vendas, houve também grandes investimentos, começando pela unidade piloto que ganhou um novo layout e um novo conceito para ser apresentado na unidade que foi a primeira a receber a inovação. “Juntamos a paixão pelos esportes e a arte com uma loja inteiramente grafitada representando bem a cara da Loja das Torcidas. Uma loja completa com produtos dos maiores clubes do mundo e de diversas modalidades esportivas, dentro de um espaço de 66m² que vão proporcionar maior conforto e comodidade para o cliente”, explica o diretor que finaliza: “Nossa meta é chegar a 50 unidades até o final do ano que vem, uma vez que temos por mês um crescimento de 10% a 15% em termos de vendas de produto”.

Investimento e rentabilidade

Com um investimento inicial de R$150.000 (taxa de franquia R$35 mil + taxa de instalação R$47.300 + estoque inicial R$40 mil + capital de giro R$20 mil) a Loja das Torcidas tem um prazo de retorno de 12 a 18 meses.

A marca presta total suporte ao franqueado durante todas as fases de implantação (antes, durante e depois), conta com um modelo de negócio aprovado, mercado com grande potencial e amplo crescimento, estratégias de marketing atuante, canal em funcionamento de comunicação interna; orientação quanto à escolha do ponto comercial, produtos que contam com valores variados, entre outras inúmeras vantagens de ser franqueado Loja das Torcidas.

Mercado em movimento

A maior transação esportiva foi próxima de R$820 milhões, realizada pelo Paris Saint-Germain na compra do jogador Neymar. Considerada a maior movimentação financeira da história esportiva, essa contratação afeta positivamente a todos os envolvidos no meio, uma vez que sempre que um jogador é contratado para fazer parte de certo clube, há grande probabilidade de que os torcedores consumam produtos da marca do clube atual gerando renda para diversos setores do mercado.

O marketing esportivo também é uma ferramenta muito utilizada para impulsionar o mercado.

O patrocínio ligado ao marketing esportivo não é a única maneira de ser feito, pois os grandes clubes, em destaque para os de futebol, passaram a realizar novos meios de investimentos para envolver os torcedores, um deles é o OTT – Over The Top, que está relacionado com o conteúdo de audiovisual e mídias que estão obtendo grandes expansões cada vez maiores, por meio da internet. O mercado de OTT movimentou no ano de 2016 aproximadamente US$6,3 bilhões e a previsão é de que até o ano de 2020 a movimentação do mercado chegue a US$ 13,7 bilhões devida a vasta expansão que atraiu olhares dos inúmeros clubes de futebol para realizar investimentos de diversas formas.

Sobre a Loja das Torcidas

A paixão pelo futebol tem movimentado as torcidas de todo o mundo há décadas. No Brasil, a relação entre as pessoas e o esporte é movida por um sentimento ainda mais intenso – o brasileiro é fascinado por futebol. De olho nesse mercado, no fim de 2012, foi criada a Loja das Torcidas! A empresa, que atua no franchising, é especializada em produtos e souvernirs dos principais clubes do mundo. Para o cliente, a marca oferece mais de 12 mil itens licenciados e de extrema qualidade! Para o franqueado, know-how, suporte, treinamento e uma oportunidade única de conquistar a independência financeira por meio de um empreendimento de sucesso e de intensa busca no mercado. Com seis unidades distribuídas por todo território nacional, o investimento inicial para obter uma franquia é de R$ 150.000 mil (taxa de franquia + capital de giro + taxa de instalação + estoque inicial) e o retorno pode ser obtido de 12 a 18 meses.

Assessoria de imprensa

Fatos&Ideias Comunicação – (17) 3216-5809 – fatoseideiascomunicacao@gmail.com

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 –renata@fatoseideias.com.br

Isabella Sanches – redação@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *