Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Empresa revela medidas sustentáveis para o Dia Mundial do Meio Ambiente

A rede de franquias TRC Sustentável busca economia de água e conscientização de consumo

Dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e o Planeta vive um dos momentos mais críticos da história, na qual são registrados com frequência furacões furiosos, enchentes devastadoras, deslizamentos e invernos glaciais. É a natureza pedindo socorro, em ações causadas muitas vezes pelo homem. Para isso, é necessário agir agora para minimizar os impactos da sociedade sobre as futuras gerações.

Até a água, que parecia um bem infinito, começou a dar o alerta. Cerca de 12% das reservas de água doce de todo o planeta pertencem ao Brasil. Só na Bacia Amazônia, se concentra 80% desse total, os outros 20% são distribuídos pelo resto do país. A região Sudeste é a que possui os rios mais comprometidos. Eles recebem uma grande quantidade de lixo e esgotos domésticos sem tratamento.

Dados revelam também que a porcentagem de clientes dispostos a pagar valores mais elevados por produtos e serviços de empresas que retribuem à sociedade é de 66%, segundo um estudo da Nielsen. Além disso, de acordo com pesquisa da Roland Berger, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha o mercado sustentável brasileiro deve crescer entre 5% e 7% ao ano até 2020, mesmo nível do avanço estimado para o mercado mundial, de 6,5% ao ano nas duas primeiras décadas deste século.

Mercado sustentável

O Brasil passou por uma séria crise em 2015, o que levou muitas pessoas repensarem sobre a forma correta de utilizarem a água, criando assim um novo mercado para quem busca ganhar dinheiro e potencializar a economia de água. “Hoje em dia, 37% de toda água tratada no Brasil se perde, ou seja, é desperdiçada. Por isso, os negócios ligados à sustentabilidade estão na lista de tendências mundiais, quando o assunto é empreendedorismo. Mas, educação ambiental ainda é um tópico que caminha em passos lentos no Brasil. O brasileiro só começou a tomar consciência sobre a importância de sua participação em relação às questões ambientais há, relativamente, pouco tempo, principalmente após a recente crise hídrica do país”, diz Anderson Silva, diretor executivo da TRC Sustentável, rede de franquias desenvolvedora de projetos de economia da água.

Anderson é um grande defensor quando o assunto é “sustentabilidade”. Tanto que o empresário criou a sua empresa em 2004 que, posteriormente, se tornou franquia (2013), especificamente voltada para projetos sustentáveis. E é a única no segmento de franquias a oferecer serviços nesse perfil. “Graças aos nossos serviços, somente no ano passado já economizamos 28 milhões de litros de água. O equivalente a R$ 500 mil em economia nas contas de água de todos os clientes e serviços prestados”, revela o executivo.

Mas como economizar esse bem tão precioso sem comprometer a utilização dele em nosso dia a dia? A rede de franquias TRC Sustentável já auxiliou muitas empresas, condomínios e até mesmo residências a conquistarem um alto índice de economia de água e também de dinheiro. “Estamos presentes em mais de 40 cidades apresentando o nosso Projeto de Gestão de Água (PGA) aos nossos clientes que consiste na aplicação de dispositivos que evitam desperdícios de água, reduzindo em até 60% o consumo do líquido no local instalado”, explica Silva. A TRC Sustentável oferece também o serviço de Acha Vazamentos, localizando vazamentos sem danificar a estrutura do imóvel, através de detectores com tecnologia de ponta, que auxiliam no serviço economizando tempo e dinheiro.

Todos sabemos que cano furado e vazamento é desperdício em dobro; água potável é dinheiro. Um buraco de apenas dois milímetros em um cano desperdiça 96 mil litros em um mês. Se compararmos, é o mesmo que o equivalente a dez carros-pipa de água limpa e tratada. Em um dia, a quantidade da água jogada fora daria para encher uma máquina de lavar.

“Nós precisamos de mudanças, e são ideias como esta que tem a capacidade de fazer um grande diferencial no futuro do planeta. De acordo com a ONU, se não houver mudanças de hábitos, até 2030 quase metade da população global terá problemas de abastecimento, sem contar as 768 milhões de pessoas que não possuem acesso à água potável e podem ficar em situação ainda pior”, disse Silva.

A insegurança da água e as alterações climáticas ameaçam aumentar até 2080, de 75 milhões para 125 milhões o número de pessoas subnutridas em todo o mundo. Sustentabilidade, economia e consciência passam então a fazer parte do dicionário diário de todo o mundo. Afinal, sem água não há vida! Como você quer que seja a sua?

Sobre a TRC Sustentável

A TRC Sustentável (Tecnologia em Redução de Custos) é uma rede voltada para o desenvolvimento e comercialização de projetos voltados à sustentabilidade, auxiliando na preservação do meio ambiente. Fundada em 2004, a empresa adotou o modelo de franchising em 2013 e, atualmente, possui 51 unidades em 15 estados brasileiros. A TRC Sustentável se destaca no mercado por seus projetos e serviços exclusivos que auxiliam na redução de consumo de água significativamente. Entre eles o PGA, um projeto que inclui consultoria, know How, prestação de serviços e dispositivos aplicados que evitam desperdício de água, gerando economia.

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicação – (17) 3216-5809 – fatoseideiascomunicacao@gmail.com

Renata Brito – (17)9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Elaine Rodrigues – elaine@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *