Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Clipping: O papel do monitoramento de notícias como estratégias para alavancar os negócios

Quem não quer estar sempre em evidência no mercado, ter o nome da marca sempre lembrado? Mas para ver o que as pessoas estão falando da empresa é necessário o trabalho de monitoramento de notícias na internet.

Essa ferramenta muito conhecida na assessoria de imprensa, o clipping, é essencial para monitoramento de conteúdos noticiosos e também para analisar e acompanhar a concorrência do mercado, além de poder enxergar novas oportunidades e se é necessário mudar ou não a estratégia para o crescimento da marca.

Nela é possível acompanhar tudo que estão falando da marca, inclusive para um melhor gerenciamento de crise, por exemplo, se for necessário.

De mãos dadas com a tecnologia

Com o acesso facilitado à internet, monitorar conteúdos de forma manual pode acabar comprometendo o resultado. Já pensou acompanhar sites; blogs; mídias sociais; Tv; jornal impresso e rádio simultaneamente? O trabalho pode ficar moroso devido a quantidade de canais de comunicação. Mas hoje já existem ferramentas digitais capazes de auxiliar o rendimento da assessoria e deixar o cliente satisfeito com o resultado.

E quando o assunto são mídias impressas, é possível acompanhar de maneira eficaz o conteúdo publicado? Sim. Hoje algumas plataformas digitais já oferecem acesso para verificar o assunto que está sendo abordado na internet e também nos materiais impressos, já que a maioria deles são publicados na internet em versão digitalizada. Por isso a importância de investir nessa ferramenta que está atrelada com o trabalho do assessor de imprensa.

Planejamento

Com o monitoramento de notícias é possível criar ainda um planejamento mais assertivo para a comunicação da empresa junto ao cliente, já que é necessário criar relatórios para verificar quais assuntos e mídias estão noticiando sobre a sua marca. A partir dessa premissa, é possível avaliar o que deve ser melhorado e até mesmo implantado dentro da empresa.

O que deve ser levando em conta é que se trata de uma atividade que requer tempo na assessoria de imprensa, porém os resultados são satisfatórios, pois além de analisar os veículos que estão publicando sobre a empresa, permite ainda que a marca utilize de estratégias para trabalhar determinadas regiões analisando o cenário e o que pode ser implantado para alcançar os seus objetivos.

Em algumas assessoria de imprensa o clipping básico faz parte do contrato de trabalho, porém em outras, o serviço é cobrado a parte.

Fatos&Ideias Comunicação

Renata Brito – Jornalista – MTB: 40292/SP

(17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br; fatoseideias@fatoseideias.com.br

Jornalista formada pela Unilago de São José do Rio Preto em 2003 e pós-graduada em Comunicação e Tecnologia Midiática também pela Unilago em 2006. Especialista em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. Atua com assessoria de imprensa desde 2005 e comanda a Fatos&Ideias Comunicação, agência de assessoria de comunicação especializada em franchising e empreendedorismo, desde junho/2013.

Elaine Rodrigues – jornalista – MTB: 58957/SP

Jornalista formada pela FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), em Adamantina/SP em 2009. Foi repórter da Revista TEM e do Jornal Regional, em Dracena/SP, atuando em diversas editorias. Atua com assessoria de imprensa com foco em empreendedorismo desde 2017.

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *